Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hora da Verdade

Santana Lopes. “Passos Coelho ganhará a Rui Rio ou a Nuno Morais Sarmento"

29 jun, 2017 - 00:29 • Graça Franco (Renascença) e David Dinis (Público). Vídeo: Teresa Abecasis e Conceição Sampaio. Fotografia: Daniel Rocha/Público

Pedro Santana Lopes, 61 anos feitos esta quinta-feira, é provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e comentador político. Está longe de ser o "enfant térrible" de outros tempos, mas continua a pensar no PSD e a interessar-se pelo que se lá passa.

A+ / A-
Santana Lopes. “Não é compreensível” que Teresa Leal Coelho não tenha apresentado programa para Lisboa
Santana Lopes. “Não é compreensível” que Teresa Leal Coelho não tenha apresentado programa para Lisboa

Veja também:


Há doze anos, Pedro Santana Lopes era líder do PSD. E primeiro-ministro. Hoje, reconhece o seu partido “passou por um ano e tal muito difícil” e ainda está a “acordar de um sonho mau”.

No capítulo eleições autárquicas, Santana fala sobre a candidata do PSD a Lisboa (câmara que liderou) e diz que não conhece as suas ideias para a cidade. Além disso, reconhece, “em circunstâncias normais não é compreensível” ainda não haver um programa. “Ainda para mais quando a mim me foi dito que se eu tivesse sido candidato a Lisboa teria que deixar a Misericórdia até Fevereiro, Março, comigo há sempre estas urgências todas. Estamos quase em Julho. E o que é que lhes aconteceu? Estão em Marte? Estão em Júpiter?”

Há um mês, escreveu que em Lisboa, Porto, Sintra e Coimbra se vai jogar em boa medida a leitura política da noite das autárquicas. Se o PSD perder estas câmaras, isso é suficiente para abrir uma crise no partido? Torna impossível uma vitória nas legislativas?

Depende da dimensão dos resultados em cada uma das autarquias. Mas, por princípio, a liderança deve continuar. Autárquicas não devem ter influência em questões nacionais. Pedro Passos Coelho deve disputar as próximas legislativas. Mas temos congresso para o ano e, portanto, não sei. Pelo que vou lendo, não sei se alguém se quererá abalançar a disputar a liderança independentemente de os resultados serem melhores ou piores.

Porque há muita gente que já dá como certas as derrotas em Lisboa e Porto...

Mas Lisboa e Porto... Lisboa já foi perdida há anos e Porto já não era do PSD.

Sintra e Coimbra também não. Por essa ordem de razões...

Por isso é que falar em derrotas... temos de pensar também no que seria uma derrota do PS nas autárquicas. Se não as ganhar, em vez de ser um dia mau para o PSD, pode ser um dia mais complicado para a liderança do PS. Temos de pensar que está tudo em aberto. Pelo que conheço, em Coimbra está tudo em aberto, em Sintra também. Em Lisboa e Porto, as sondagens apontam para confirmação dos actuais presidentes. E acho que sim, que são as câmaras com maior impacto na leitura que se fará. E depois há o conjunto.

Já o li dizendo que o PSD pode ter melhor resultado do que se pensa. E que não, que com o défice a diminuir e a economia a crescer, as autárquicas serão difíceis. Qual é a sua expectativa?

Eu disse as duas coisas, mas não contraditoriamente. No primeiro caso falava de Lisboa. Dizia-se que a líder do CDS ficaria provavelmente à frente do PSD. Achei sempre muito pouco possível e hoje não ouço a mesma conversa. Estou convencido de que apesar da ausência de campanha generalizada, que é um fenómeno muito interessante, a expectativa não será essa. Depois, para o Governo, acho que é assim: tem havido um clima de esperança, de confiança. Na última semana o clima mudou, esse factor esperança atenuou. Porque isto em política é como na vida, as coisas podem mudar de repente.

Acha que foi por isso que Morais Sarmento surgiu como candidato numa secção de Lisboa apresentando-se como um “grito de urgência”?

Uma lista de delegados, não é? Acho que quando não há oportunidade de se fazer estas coisas a nível nacional, brinca-se um bocadinho a nível local — andam em movimentações. É interessante, são um conjunto de pessoas que já devem ter saudades dessas coisas, que têm andado afastadas...

Conhece muito bem Rui Rio e Morais Sarmento. Ambos estiveram consigo, na direcção do PSD e no Governo. Vê que algum deles consiga ganhar a liderança a Passos Coelho?

Não acredito. Porque Passos Coelho tem o apoio da grande maioria dos militantes. E os líderes do PSD são eleitos em directas, ainda, não sei quanto tempo durará esse método de eleição, mas é assim. E se for, Passos Coelho ganhará.

Gostava que mudasse esse método de eleição?

Fui um grande responsável pela sua introdução e hoje não faço um balanço positivo. Por causa de algum aparelhismo e alguma mobilização de hordas de votantes que não são sequer militantes, com moradas de conveniência em muitos casos...

O aparelho perverteu as regras?

Sim. O método é puro, mas acho que foi muito pervertido. Talvez seja aconselhável voltar àquela mediação da eleição em congresso.

Primárias ainda menos?

É outra coisa. Se fossemos para primárias, eu teria simpatia por isso. Mas já ouvi várias vozes a torcerem-se, por não quererem imitar o PS, não sei quais as razões.

Viu o que aconteceu em França?

Vi, vi. Ganharam os que não foram a primárias — é muito interessante. Mas eu gosto. Os partidos precisam de uma renovação profunda. Os partidos maiores estão dominados por lógicas aparelhísticas. É muito interessante que os candidatos a presidentes de junta, antes, eram os homens e senhoras respeitadas nas terras, agora são os jovens dos aparelhos que se candidatam. Os partidos precisam de uma renovação de equipas, actualização ideológica. E num plano quase de urgência.

Morais Sarmento disse que o PSD está “apático”. Concorda?

O PSD passou por um ano e tal muito difícil. Ganhou as eleições e, de repente, viu nascer em Portugal uma solução que não considerava possível. Demorou a adaptar-se. Não vou dizer apático, mas que ainda está a acordar de um sonho mau, é manifesto.

E o líder? Já acordou?

O líder esforça-se. Julgo que é manifesto que Passos Coelho é mais primeiro-ministro do que líder da oposição. Cada um tem o seu perfil.

O resultado do esforço é mau.

Às vezes é melhor, outras é menos bom. Ele próprio reconhecerá que não tem corrido bem. Os líderes da oposição normalmente têm sondagens muito más. Mas vou dizer-lhe assim: enquanto o dr. Passos Coelho for líder, salvo alguma circunstância excepcional, eu estarei ao seu lado, porque ele merece que o partido lhe dê esse crédito, dadas as provas que deu enquanto primeiro-ministro e os serviços que prestou ao país.

Passos escolheu pessoalmente a candidata a Lisboa. Faz sentido que neste momento Teresa Leal Coelho não tenha sequer apresentado um programa para a capital?

Em circunstâncias normais não é compreensível, tem de haver uma razão que eu desconheço. Ainda para mais quando a mim me foi dito que se eu tivesse sido candidato a Lisboa teria que deixar a Misericórdia até Fevereiro, Março, comigo há sempre estas urgências todas. Estamos quase em Julho. E o que é que lhes aconteceu? Estão em Marte? Estão em Júpiter? Nunca mais disseram nada, nunca mais estão no terreno.

Já conhece as ideias de Teresa Leal Coelho?

Não.

Leu a entrevista que ela deu ao Expresso?

Quando?

Há três semanas. E agora à TSF.

Tenho ideia que sim, mas não retive. Em termos de opções para a cidade, não conheço, com franqueza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • F.S.
    04 jul, 2017 lISBOA 14:39
    O Santana Lopes enveredou pelo jogo dos interesses e, por isso, deixou de ser "enfant terrible". São 61 anitos e a reforma espreita aí e há que não fazer tempestades. Até obedece ao Passos e ao Costa para aceitar a compra do Montepio. Banco falido. E está a forçar a União das Misericórdias para não se entalar sozinho com a Santa Casa.
  • FR
    29 jun, 2017 Portugal 23:10
    O que é que este gajo fez por portugal? E deve viver à grande
  • Pois
    29 jun, 2017 Lis 11:43
    Como sempre uma martelada no cravo outra na ferradura! Este continua a querer. jogar bilhar mas às 5 tabelas.
  • Luis
    29 jun, 2017 Lisboa 07:49
    Muito gosta este gajo de jogar às três tabelas. Dando-se bem com todos pode contar com tachos de todos.

Destaques V+