Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vitória de May. Oposição derrotada sobre medidas de austeridade

28 jun, 2017 - 23:20

Esta quinta-feira haverá voto de confiança no Parlamento.

A+ / A-

O Governo de Theresa May, fragilizado depois das eleições legislativas de 8 de Junho, passou com sucesso o seu primeiro teste no Parlamento britânico, ao derrotar uma emenda da oposição sobre as medidas de austeridade.

Os deputados votaram contra a alteração legislativa por 323 votos contra 309, sendo que este primeiro resultado é sobretudo encorajador para a primeira-ministra Theresa May, na véspera do voto de confiança do Parlamento, na quinta-feira.

Os conservadores alcançaram, na segunda-feira, um acordo 'in extremis' com os unionistas do DUP, que, em contrapartida, conseguiram do Governo a promessa de um financiamento de mil milhões de libras suplementares (cerca de 1,1 mil milhões de euros) a favor da Irlanda do Norte.

A alteração legislativa apresentada pelo Partido Trabalhista pedia o fim dos cortes no orçamento da polícia e dos bombeiros e a revalorização dos salários do sector público, que nos últimos anos tem vindo a crescer de forma mais lenta do que a inflação.

Um estudo publicado pelo Centro Nacional de Investigação Social revelou que 48% da população britânica é favorável a um aumento de impostos com vista ao crescimento do investimento público, o valor mais alto da última década.

Por outro lado, uma fonte de Downing Street, citada pela agência de notícias France-Presse, referiu um possível abrandamento nas medidas de austeridade, indicando que poderiam ser revistos em alta os salários do sector público.

"Compreendemos que os eleitores estejam cansados depois de anos de trabalho duro para reconstruir a economia", declarou a mesma fonte.

Mais tarde, um porta-voz de Downing Street contrariou aquelas declarações, sublinhando que a política do governo não mudou e que nenhuma decisão está tomada antes da votação do orçamento, previsto para o Outono.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco António
    29 jun, 2017 Lisboa 07:27
    O Reino Unido foi atrás da loucura do Boris

Destaques V+