Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedrógão Grande. Comissão independente que investiga incêndio terá 12 pessoas

28 jun, 2017 - 22:33

O fogo de Pedrógão Grande provocou 64 mortos e mais de 200 feridos. Causas da tragédia vão ser investigadas.

A+ / A-

A comissão técnica independente para apurar o sucedido nos incêndios na Região Centro vai ser composta por 12 técnicos especialistas, seis deles indicados pelo presidente da Assembleia da República e outros seis pelo Conselho de Reitores.

De acordo com partes do texto final consensualizado entre PSD, PS, CDS e BE a que a Lusa teve hoje acesso, a comissão terá um mandato de 60 dias, a partir da data de constituição, prorrogáveis por mais 30, até conclusão dos trabalhos.

Os 12 técnicos especialistas deverão ter "reconhecidos méritos nacionais e internacionais" e competências nas áreas da Protecção Civil, prevenção e combate aos incêndios florestais, ciências climáticas, ordenamento florestal e comunicações.

Nesta comissão, proposta pelo PSD e aceite pelos restantes partidos com assento parlamentar, à excepção de PCP e PEV, seis dos técnicos serão designados pelo presidente do Parlamento, Ferro Rodrigues, "ouvidos os grupos parlamentares".

Os restantes seis elementos serão indicados pelo Conselho de Reitores "e designados pelo Presidente da Assembleia da República".

A comissão terá como objectivo "proceder a uma avaliação independente em relação aos incêndios de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Ansião, Alvaiázere, Figueiró dos Vinhos, Arganil, Góis, Penela, Pampilhosa da Serra, Oleiros e Sertã".

Para o desempenho da missão, esta comissão deverá "analisar e avaliar a actuação de todas as entidades do sistema de Protecção Civil e do dispositivo de combate de incêndios, dos sistemas de comunicações e informações e de serviços públicos relevantes".

O texto refere ainda "a obrigatoriedade das entidades públicas e privadas darem todas as informações necessárias para o cumprimento da sua missão".

O texto final deverá ser entregue no Parlamento na quinta-feira, de forma a ser votado, na generalidade, especialidade e votação final global, na sexta-feira.

O incêndio que deflagrou há uma semana, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, provocou pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos, e só foi dado como extinto no sábado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bela
    29 jun, 2017 Coimbra 08:19
    Quer-me parecer que depois de terem ardido bens diversos. A devastação vai continuar, vão continuar a arder os bolsos de todos nós. Comissões para quê? Está mais que visto que houve incompetência e desorganização das diversas entidades responsáveis pela gestão: 1º da ordenamento floresta, depois das comunicações e a seguir coordenação dos meios disponíveis. Há um ditado bem velho que diz: "Panela onde todos mexem não dá bom resultado". Sempre que há incêndios, se tudo correr bem, há muita gente a querer ficar com os louros. Infelizmente quando corre mal, como é típico entre nós, ninguém quer assumir as culpas
  • JULIO
    29 jun, 2017 vila verde 07:33
    Mais uma comissão para o faz de conta como que ningem saiba como funsiona a podridão admistrativa do pais
  • Mario
    29 jun, 2017 Portugal 01:35
    Ao menos que sejam honestas, imparciais, e digam a verdade sem favoritismos.

Destaques V+