Tempo
|
A+ / A-

​Defeito de produção dá origem a vinho raro

28 jun, 2017 - 22:07 • Olímpia Mairos

Adega de Figueira de Castelo Rodrigo vai lançar nectar da variedade "pinking", que resulta do “aparecimento de uma cor rosa-salmão em vinhos produzidos exclusivamente de uvas de castas brancas”.

A+ / A-

Chama-se “pinking” e é uma categoria de vinho muito rara, porque não pode ser produzida todos os anos. Vai ser lançado pela Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo.

O que se pensou inicialmente ser um “defeito” de produção, deu origem a uma “nova categoria de vinho única no mundo”, refere Jenny Silva, enóloga da Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo.

Tudo começou em em 2014. Jenny Silva, estudante de mestrado de Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), identificou o fenómeno “pinking” em conjunto com Fernando Nunes e Fernanda Cosme, docentes e investigadores do Centro de Química da UTAD.

“Pinking” quer dizer defeito e é historicamente conhecido pelo processo de “aparecimento de uma cor rosa-salmão em vinhos produzidos exclusivamente de uvas de castas brancas”.

É um processo natural e está “relacionado com as condições climáticas, nomeadamente a temperatura média dos dez primeiros dias do mês de Outubro, processo coincidente com o final de maturação das uvas brancas nesta região”, explica o investigador da UTAD, Fernando Nunes.

São precisamente estas condições que, segundo o investigador, tornam esta categoria de vinho “tão rara e passível de não poder ser produzida todos os anos, já que em caso de temperaturas médias altas, ou pluviosidade neste período, o fenómeno não ocorre ou ocorre em menor escala”.

A criação da nova categoria de vinho, que adoptou o nome do fenómeno, vai ser lançada a 7 de Julho, pela Adega Cooperativa Figueira de Castelo Rodrigo que, entretanto, adquiriu a patente à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O vinho Castelo Rodrigo Pinking 2016 é um DOC, exclusivamente vinificado a partir da casta branca Síria, a casta de eleição na Região Demarcada da Beira Interior, apresentando “aroma frutado e boca equilibrada com final harmonioso”.

“As vantagens da criação deste novo vinho são muitas, sobretudo para a Adega”, afirma o seu director, António Madeira, que, confrontado com um problema comum na sua região, a cor rosada do vinho branco, cujo tratamento implicava um processo de estabilização associado a elevados custos, deu “luz verde” à UTAD para estudar e identificar a base desta instabilidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Samuel Mota
    02 jul, 2017 Caldas 21:18
    Cá para mim espetaram meia dúzia de litros de tintoil no Branco e depois fazem uma história à volta disso. Querem vender um palhete ao preço do ouro !!!!
  • Miguel Costa
    30 jun, 2017 Lagoa 15:18
    Lamento informar mas este caso não é tão raro assim, nos últimos anos tem acontecido com mais frequência do que se julga!! O Último foi o Qta do Pinto Sauvignon Blanc!! Por isso não é novidade nem muito menos uma classe nova no nosso painel de provas!!
  • OLP
    29 jun, 2017 Lisboa 15:48
    Os iluminados abaixo corrigiram com ironia o que o artigo explica muito bem, “Pinking” quer dizer defeito e é historicamente conhecido pelo processo de “aparecimento de uma cor rosa-salmão em vinhos produzidos exclusivamente de uvas de castas brancas”. Se os portugueses bateram palmas ao "peido Salvador", não vejo porque é que ingleses e americanos deixem de beber o "Pinking"!!!
  • Tony
    29 jun, 2017 Lisboa 14:29
    João Manuel Cruz Pita: O melhor é contactar a Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo (procure contactos na internet).
  • João Manuel cruz pita
    29 jun, 2017 Rua principal 72=1° paredes 2580 Alenquer 11:30
    Eu gostei muito da notícia gostava de obter esse vinho onde posso comprar na minha região?por favor responda por email obrigado.
  • Macela
    29 jun, 2017 Porto 08:23
    Ainda bem que não sabem o significado de "pinking", porque se a ideia é vender o vinho aos ingleses e americanos, quem é que está disposto apagar caro - sim, porque sendo uma raridade, presumo que não seja barato - por uma coisa com defeito? É no que dá esta parolice epidémica de ir buscar o inglês para tudo. Se querem promover Portugal, puxem pela cabeça, arranjem nomes de raiz portuguesa. Tanta subserviência até dói.
  • António Campos Leal
    29 jun, 2017 Porto 07:45
    CASTA SYRAH
  • ze povinho
    28 jun, 2017 bragança 23:14
    “Pinking” quer dizer defeito .... pelo que vejo foi por telefone que aprenderam ingles ....

Destaques V+