Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu um dos mestres das Ciências da Comunicação. Denis McQuail tinha 82 anos

28 jun, 2017 - 18:17

Escreveu um dos principais manuais, "Teorias da Comunicação de Massas", "a mais compreensiva e referencial introdução ao campo em mais de 25 anos, [que] ainda oferece uma cobertura sem igual da investigação e dos debates".

A+ / A-

O professor jubilado da Universidade de Amesterdão Denis McQuail, um dos maiores nomes das Ciências da Comunicação a nível mundial, morreu no domingo, aos 82 anos, anunciou esta sexta-feira a Universidade do Minho.

Em comunicado publicado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, aquela instituição, na qual McQuail recebeu a cátedra Lloyd Braga, em 2004, revelou, "com enorme tristeza", a morte de "um dos mais importantes nomes do campo das Ciências da Comunicação".

"Até ao último momento, a sua mente e o seu espírito estiveram tão despertos como sempre, apesar de se debater com uma série de problemas sérios de saúde e dos efeitos devastadores da perda da nossa mãe, Rosemary, em 2014", pode ler-se na mensagem enviada pelos filhos de McQuail à instituição portuguesa de ensino superior.

"O pai ainda escrevinhava anotações e pensamentos na parte de trás de envelopes e em pedaços de papel relacionados com teoria académica até ao fim. Dava um enorme valor às inúmeras amizades que fez ao longo dos anos por todo o mundo", acrescentaram.

A mesma mensagem sublinha que, "quando a saúde o impedia de viajar, sentia-se bem com as novas tecnologias que lhe permitiram dar palestras à distância, via Skype, através do seu iPad".

"Agradecemos a todos por terem ajudado a enriquecer a sua vida. Ele viveu-a de forma completa. Um dos seus últimos actos, desencadeado pela desilusão com o voto do Brexit, foi tirar o passaporte irlandês que há tanto tempo queria ter", afirmam.

McQuail assinou um dos principais manuais de Ciências da Comunicação, "Teorias da Comunicação de Massas", descrito pela editora da Sage como "a mais compreensiva e referencial introdução ao campo em mais de 25 anos, [que] ainda oferece uma cobertura sem igual da investigação e dos debates". A obra foi publicada em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A Escola de Comunicação da Universidade de Amesterdão lembrou que McQuail foi professor naquela instituição de 1977 a 1997, tendo sido criado um prémio com o seu nome.

"Denis era uma pessoa deslumbrante, perspicaz e modesta. Tinha um conhecimento enciclopédico do campo e era um analista preciso. No seu ensino, era uma mente aberta e sentia-se encorajado por pensamento criativo e sistemático", realçou aquela escola em comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+