Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aborto vai ser tratado no 7.º ano de ensino e não no 5.º

28 jun, 2017 - 18:14

O Referencial de Educação para a Saúde foi publicado esta quarta-feira. Do documento final desaparece qualquer referência pela "opção individual pela abstinência".

A+ / A-

A questão do aborto vai passar a ser tratada no sétimo ano de escolaridade e não no quinto, como estava previsto.

O Referencial de Educação para a Saúde foi publicado esta quarta-feira e deixa claro que a matéria, em que se pretende ajudar os alunos a “distinguir interrupção voluntária da gravidez de interrupção involuntária da gravidez” passa a ser tratado no sétimo ano.

O texto que tinha sido submetido a consulta pública previa que o assunto fosse discutido em ambiente escolar no 5.º ano, o que gerou polémica e uma petição contra a proposta.

Por outro lado, e também ao contrário do que estava previsto no documento inicial, desapareceu do referencial o ponto relativo ao respeito pelas “diferentes opções individuais face à sexualidade nomeadamente a abstinência”.

A discussão sobre o referencial estalou em Dezembro passado quando o Ministério da Educação publicou a proposta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • decadência
    29 jun, 2017 Setúbal 23:33
    Tratem também da homossexualidade e da droga entre outros, ponham a juventude bem a par de como evoluir no sentido de que pelo menos os partidos de esquerda bem pretendem!.

Destaques V+