Tempo
|
A+ / A-

Costa nega ter alterado SIRESP quando era ministro

28 jun, 2017 - 15:53

O primeiro-ministro responde a Morais Sarmento, que, à Renascença, sugeriu que Costa terá substituído a referenciação via satélite por torres de comunicações.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, garante não ter introduzido alterações ao sistema de comunicações SIRESP quando tratou do assunto enquanto ministro da Administração Interna.

O chefe do Governo responde, assim, ao social-democrata Nuno Morais Sarmento que, em declarações à Renascença, sugeriu que António Costa terá alterado o que estava previsto no SIRESP, substituindo a referenciação via satélite por torres de comunicações.

“Tanto quanto sei – não o afirmo, eu faço perguntas sobre se é verdade ou não – o então ministro António Costa entendeu que [a existência de um satélite para as comunicações] não era a solução certa e entendeu fazer umas torrezinhas, que é o que parece que aconteceu, que não funcionaram e que são a razão da desfuncionalidade”, afirmou Sarmento.

Para Morais Sarmento, estas supostas alterações poderão ter comprometido o sistema de comunicações de emergência.

Em declarações aos jornalistas, esta quarta-feira, em Pedrógão Grande, o primeiro-ministro rejeitou estas acusações.

“Isso não é verdade, mas, de qualquer forma, a senhora ministra, perante as informações contraditórias sobre o sistema de comunicações, solicitou a um laboratório oficial, ao Instituto de Telecomunicações, uma avaliação global do que diz respeito ao funcionamento do SIRESP”, afirmou.

Perante a insistência dos jornalistas, António Costa disse que não foge aos assuntos: “Eu não empurro nada. Dou a cara e assumo as responsabilidades. Os debates que tinha que fazer há 11 anos, fiz há 11 anos. Hoje faço aquilo que me compete fazer”.

“Quanto ao que há a esclarecer, o desejo que eu tenho é que tudo possa ser esclarecido e o mais rápido possível”, sublinhou o primeiro-ministro.

Projecto-piloto de reordenamento da floresta vai avançar

No final da reunião com autarcas em Pedrógão Grande, António Costa anunciou que os sete concelhos afectados pelos incêndios que afectaram o interior da região Centro vão ser alvo de um projecto-piloto de reordenamento da floresta.

Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Pampilhosa da Serra, Góis, Penela e Sertã são os concelhos que vão acolher este projecto-piloto.

"A coisa pior que pode acontecer é que a floresta volte a crescer como estava. Todos hoje sabemos bem que deixar a floresta crescer livremente é criar condições para que ela seja combustível e que não seja aquilo que deve ser - uma fonte de riqueza e de valorização económica", disse o chefe do Governo.

Morais Sarmento. Costa optou por rede de emergência baseada em "torrezinhas que não funcionaram"
Morais Sarmento. Costa optou por rede de emergência baseada em "torrezinhas que não funcionaram"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • O sarmento
    28 jun, 2017 Lx 20:18
    O que quer é desestabilização politica. Aliás andam todos os ressabiados ao ataque para o mesmo fim! Eles que nem apresentam propostas para resolver os problemas limitam-se apenas a contrariar tudo o que é proposto! Chicana politica e hipocrisia do PSD acolitada pelo CDS!

Destaques V+