Tempo
|
A+ / A-

Floresta. Sete concelhos afectados pelos incêndios vão ter projecto-piloto

28 jun, 2017 - 14:32

Primeiro-ministro reuniu-se com os presidentes daqs Câmaras de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Pampilhosa da Serra, Góis, Penela e Sertã.

A+ / A-

Veja também:


O primeiro-ministro, António Costa, anunciou, esta quarta-feira, que os sete concelhos afectados pelos incêndios que afectaram o interior da região Centro vão ser alvo de um projecto-piloto de reordenamento da floresta.

O Governo pretende "utilizar este território para fazer um projecto-piloto no reordenamento da floresta, na revitalização do interior", afirmou António Costa, após uma reunião em Pedrógão Grande, com os presidentes dos sete municípios afectados: Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Pampilhosa da Serra, Góis, Penela e Sertã.

"A coisa pior que pode acontecer é que a floresta volte a crescer como estava. Todos hoje sabemos bem que deixar a floresta crescer livremente é criar condições para que ela seja combustível e que não seja aquilo que deve ser - uma fonte de riqueza e de valorização económica", disse o chefe do Governo.

O projecto, vincou, vai procurar "responder àquilo que é estrutural" para se evitarem, no futuro, "novas tragédias".

Questionado se estava a empurrar o assunto em torno do funcionamento do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), António Costa, que já se deslocava para a sua viatura, voltou atrás e disse aos jornalistas que não empurra "coisa nenhuma".

"Eu dou a cara e assumo as responsabilidades", frisou, referindo que o lhe compete fazer "é responder às populações, reconstruir este território, contribuir para a prevenção dos incêndios e apoiar as populações e os combatentes do fogo, quando ele surge".

Sobre o funcionamento do SIRESP, vincou que deseja que, entre a Assembleia da República, o Ministério Público, o especialista em fogos Xavier Viegas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e outras entidades, possa "tudo" ficar esclarecido e o "mais rapidamente possível".

"Posso-lhe garantir o seguinte: não tem mais curiosidade que eu", respondeu a um dos jornalistas.

Nova reunião a 19 de Julho

O primeiro-ministro revelou, ainda, que a próxima reunião de trabalho com os municípios afectados pelos incêndios na região Centro vai decorrer a 19 de Julho, na Sertã, distrito de Castelo Branco.

Até ao final desta semana, a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, "irá apresentar o relatório" do levantamento efetuado sobre as necessidades no terreno, reafirmou António Costa, após uma reunião em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, com os presidentes dos sete municípios afetados: Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Pampilhosa da Serra, Góis, Penela e Sertã.

A reunião de hoje, em torno do levantamento, "foi importante" e, "felizmente, [o levantamento] está a correr bem em todos os concelhos", explicou o primeiro-ministro.

Segundo António Costa, a prioridade será responder "àquilo que é urgente e imediato do ponto de vista da reconstrução das infraestruturas municipais", nacionais, bem como as habitações.

O chefe do Governo disse esperar que a 19 de Julho, na reunião do Governo com os autarcas na Sertã, já seja possível "ter legislação que está em debate na Assembleia da República sobre matérias florestais", sublinhando ainda que a comissão de valorização do interior está também "preparada".

Os incêndios que deflagraram na região Centro no dia 17 provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos, e só foram dados como extintos no último sábado.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas, que consumiram 53 mil hectares de floresta.

A área destruída por estes incêndios - iniciados em Pedrógão Grande, no distrito de Leira, e em Góis, no distrito de Coimbra - corresponde a praticamente um terço da área ardida em Portugal em 2016, que totalizou 154.944 hectares, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna divulgado pelo Governo em março.

Das vítimas do incêndio que começou em Pedrógão Grande, pelo menos 47 morreram na Estrada Nacional 236.1, entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, concelhos também atingidos pelas chamas.

O fogo chegou ainda aos distritos de Castelo Branco, através da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra.

O incêndio de Góis, que também começou no dia 17, atingiu ainda Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+