Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Comandante dos bombeiros aponta erros na fita do tempo dos incêndios

28 jun, 2017 - 14:47

Cronologia aponta falhas no abastecimento de um veículo da corporação de Setúbal que estava ao serviço dos bombeiros de Figueiró dos Vinhos. Comandante diz que informação é totalmente falsa.

A+ / A-
Comandante dos bombeiros aponta erros na fita do tempo dos incêndios
Comandante dos bombeiros aponta erros na fita do tempo dos incêndios

Veja também:


O comandante dos bombeiros de Figueiró dos Vinhos aponta erros na fita do tempo das comunicações do SIRESP no combate aos incêndios de Pedrógão Grande.

Na fita, divulgada na segunda-feira, refere-se às 3h33 do dia 18 de Junho a um veículo inoperacional dos bombeiros de Setúbal devido a “falta de logística e falta de combustível.”

Mas Paulo Renato Nogueira diz que não entende como é que essa informação vai parar à fita do tempo. “Setúbal esteve sob o comando do comandante de Figueiró dos Vinhos, que sou eu. Foram sempre bem tratados”, diz.

O comandante diz que houve de facto uma falha de energia no abastecimento de combustíveis, mas que devido à intervenção rápida da Câmara Municipal e de uma grande superfície local “foi tudo feito com eficácia”. Foi, aliás, o próprio comandante quem supervisionou o abastecimento.

“Não sei o que se passa. Não sei como é que vem na fita do tempo. Não sei como é que Setúbal diz uma coisa dessas. Fui eu quem tratou do abastecimento. Há aqui alguma coisa errada, não sei ainda o que é.”

Em declarações prestadas durante o concerto solidário que decorreu na noite de terça-feira, no Meo Arena, o comandante desdramatizou, da sua parte, as eventuais e polémicas falhas no sistema de comunicações de emergência, o Siresp, dizendo que no que diz respeito à sua corporação não houve grandes problemas.

“As comunicações na minha zona são difíceis por ser uma zona acidentada. Há zonas sombra que toda a gente conhece, em que a rede tem dificuldade. Mas eu tive boa ligação com os meus operacionais, acho que não houve grande dificuldade com as ligações, porque temos sempre uma outra rede auxiliar. Talvez uma ou outra sobrecarga da rede. Mas isso é como os telefones. Quando não temos telemóvel também não temos SIRESP, mas temos uma rede alternativa, a dos bombeiros, que continua a trabalhar e a funcionar muito bem.”

Paulo Renato Nogueira dificilmente esquecerá aquela noite em que parecia que todas as condições se voltavam contra os bombeiros no combate ao incêndio. “Foram momentos difíceis, não conseguimos chegar a algumas povoações do concelho. Ventos muito fortes, caminhos cortados, estradas caídas, pinheiros tombados, postes cortados... Muita coisa dificultou o combate mas conseguimos acorrer a algumas povoações, não muitas, mas conseguimos acudir à pouca indústria que existe no conselho.”

“Pouco mais pudemos fazer. Os ventos eram muito fortes, os caminhos eram-nos vedados e ficávamos muitas vezes isolados e cercados pelos incêndios”, recorda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alentejano
    24 jul, 2017 15:57
    Estamos a atravessar tempos conturbados a nível político? É verdade! Mas sinceramente não percebo porque razão a generalidade dos órgãos de comunicação estão a adoptar a arma da mentira e da manipulação para intervir, violando todos os princípios deontológicos desta actividade, que já foi nobre e isenta. O título desta notícia é completamente falso, face às declarações do comandante dos Bombeiros de Figueiró dos Vinhos que, como ele próprio afirma, estava a comandar as operações naquela zona. Porque razão isto acontece também num rádio católica, que devia seguir as preocupações do Papa Francisco que tanto se preocupa com esta inversão dos valores?
  • 28 jun, 2017 16:27
    No dia seguinte (domingo) fiquei atónito com a justificação de algumas das torres / antenas do sistema SIRESP ficaram fora de serviço, por terem sido afectadas pelo incêndio. Atónito porque porque me parecia lógico que, estando no meio do incêndio, naturalmente seriam afectadas por ele. Interroguei-me então quanto à razão de - em vez de antenas vulneráveis - não estar em práctica a comunicação via satélite, que afinal - viemos a saber ainda nesse dia - as carrinhas móveis do SIRESP utilizam comunicação por satélite. E sabemos hoje que a versão do SIRESP em utilização foi uma opção que agora parece ter sido errada. Errar é humano, mas este caso de Pedrogão Grande ninguém reconhece erros e vontade os corrigir, só são utilizados para agressões que já parecem um campo de batalha Pergunto se
  • Sergio
    28 jun, 2017 Vagos 16:17
    Para bom entendedor meia palavra basta. Ou seja se não fosse as ditas redes alternativas nomeadamente a ROB que segundo os politicos estava obsoleta à uma década os problemas de comunicação seriam bem piores... Já disse e repito as redes analógicas teoricamente obsoletas continuam a ser o refugio das necessidades de comunicação dos operacionais no terreno. SIRESP só mesmo para comunicar em caso de não emergência. Será mais a rede dos 500 milhões do que a rede integrada de emergência e segurança.

Destaques V+