Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pode chover, mas o risco da exposição aos UV é muito elevado

28 jun, 2017 - 06:36

As máximas não vão ultrapassar os 26 graus, e só lá chegam no interior. Mesmo assim, as autoridades aconselham a protecção da pele.

A+ / A-

Todas as regiões do país, incluindo as ilhas, apresentam esta quarta-feira um risco “muito elevado” de exposição à radiação ultravioleta (UV). A excepção é da região de Sines, que está com níveis “moderados”.

O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), segundo qual o céu vai estar muito nublado no continente, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do início da tarde.

Até meio da tarde, estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes e intensos nas regiões Norte e Centro.

Apesar disso, recomenda-se o uso de óculos de sol com filtro UV, “t-shirt” e outras medidas de protecção da pele.

Os índices UV variam entre menor do que 2 (baixo), 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Na Madeira, o IPMA prevê também períodos de céu muito nublado, tal como para para os Açores.

Quanto às temperaturas, vão Lisboa vão variar entre 17 e 24 graus Celsius, no Porto entre 15 e 21, em Vila Real entre 11 e 20, em Viseu entre 10 e 20, em Bragança entre 12 e 22, na Guarda entre 08 e 18, em Coimbra entre 14 e 22, em Castelo Branco entre 13 e 25, em Portalegre entre 11 e 23, em Santarém entre 16 e 26, em Évora entre 15 e 25, em Beja entre 14 e 25 e em Faro entre 17 e 26.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+