Tempo
|
A+ / A-

Fuga ao fisco. ​Nove detidos terão lesado o Estado em 52,5 milhões

28 jun, 2017 - 00:14

Os crimes referem-se a negócios relacionados com o ouro, avança fonte da Polícia Judiciária.

A+ / A-

As nove pessoas detidas por associação criminosa para a prática de crimes de fraude fiscal e branqueamento poderão ter lesado o Estado em 52,5 milhões de euros.

Os crimes referem-se a negócios relacionados com o ouro, adiantou à agência Lusa fonte da Directoria do Norte da Polícia Judiciária (PJ).

A operação foi denominada de B 52, sendo o B referente aos "benefícios" que os detidos terão obtido e o número 52 relativo aos milhões de euros em causa.

Entre os detidos, estão empresários e técnicos oficiais de contas.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a PJ aludia a oito detidos, mas posteriormente fonte daquela polícia precisou que são nove.

A investigação, realizada em articulação com a Autoridade Tributária, permitiu recolher elementos indiciários de que os suspeitos terão defraudado o Estado com o não pagamento de impostos devidos no âmbito da respectiva actividade comercial.

No decurso da operação, que contou também com a colaboração do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, foram ainda identificadas e detidas em flagrante delito mais cinco pessoas, duas por posse de documentação falsa, duas por entrada e permanência ilegal e uma por detenção de arma proibida.

Os detidos, com idades compreendidas entre os 29 e os 65 anos, vão ser presentes às competentes autoridades judiciárias para interrogatório e aplicação das respectivas medidas de coacção.

A operação decorreu no âmbito de um inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    28 jun, 2017 Seixal 17:31
    Dos nove detidos serem ou não presos depende do estatuto social. Os que tiverem dinheiro para pagar a um advogado, daqueles que aparece muito na televisão, especialista a defender os vigaristas, estão safos. Pagam uns milhares de euros de caução e ficam “livres que nem um passarinho”, os que não tiverem estatuto pagam por tudo e por todos. Infelizmente é assim que a justiça funciona em Portugal.
  • Filipe
    28 jun, 2017 Lisboa 11:32
    Devolver o dinheiro todo ao Estado com juros e irem para a cadeia 10 anos cada um era pouco!
  • zulmira
    28 jun, 2017 c. 08:16
    Será que irão ver os seus bens confiscados? as suas contas bancárias suspensas? será que serão condenados? será que serão presos?Neste país tudo é possível.....e com tantos milhões e com tantos "bons" advogados..........

Destaques V+