Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Petya é o novo WannaCry? Vaga de ataques informáticos lança caos

27 jun, 2017 - 15:41

O novo vírus está a lançar o caos ao bloquear computadores de empresas, distribuidoras de energia e bancos. Ucrânia é, para já, o país mais afectado.

A+ / A-

Um ataque informático atingiu esta terça-feira vários países e empresas na Europa, com destaque para a Ucrânia onde o distribuidor estatal de energia e o aeroporto de Kiev foram afectados.

O banco central da Ucrânia referiu que o país se encontra perante um “vírus desconhecido”. Mas outras fontes do país, citadas pela Reuters, apontam o dedo à Rússia e dizem que se trata de um vírus em tudo semelhante ao WannaCry, que semeou o caos em vários países e indústrias em Maio deste ano.

O vírus, que já é apelidado de "Petya", usa a mesma debilidade no Windows que o WannaCry usava para infectar o computador das vítimas que se vêem obrigadas a a pagar um resgate para poder ver os seus ficheiros de volta. O pagamento será feito na criptomoeda "bitcoin" e, de acordo com os dados disponíveis, pelo menos 14 pessoas tinham pago o resgate ao final da tarde de terça-feira. O ataque rendia, às 17h00 de terça-feira, aproximadamente 3 mil euros.

Os bancos afectados estão com dificuldades nas suas operações financeiras e no serviço de apoio ao cliente, afirmou o banco central. O maior banco do Estado, Oschadbank, já garantiu que o ataque informático não atingiu os dados dos seus clientes.

Relativamente à defesa contra o crime informático, o banco central declarou que a infra-estrutura bancária está devidamente configurada no sistema informático dos bancos ucranianos.

Uma das empresas que já confirmou o ataque foi a Antonov, responsável por material aéreo.

O sistema de energia da Ucrânia foi atacado, mas a distribuição de energia não foi afectada. Já todos os computadores do Estado apresentam um erro ao ligar. O primeiro-ministro, Pavlo Rozenko, publicou uma fotografia a comprová-lo no Twitter.

O ataque informático alcançou ainda o aeroporto de Kiev, a capital da Ucrânia. O director do aeroporto, Yevhen Dykhne, publicou no Facebook que dada a situação irregular “alguns voos poderiam ser cancelados”.

Os últimos ataques informáticos no fim do ano de 2016 obrigaram a Ucrânia a intensificar a sua defesa nesta área.

Mas o ataque não parece estar confinado à Ucrânia. Pelo menos 17 terminais de contentores pertencentes à empresa holandesa Maersk foram afectadas e a empresa de publicidade britânica WPP, com escritórios em vários países, também.

Apesar das suspeitas levantadas pela Ucrânia sobre envolvimento russo, há pelo menos uma empresa deste país afectada - a petrolífera Rosneft. Há ainda relatos de várias entidades afectadas na Índia e até um caso em Espanha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+