Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Câmara do Porto aprova por unanimidade compra do Teatro Sá da Bandeira

27 jun, 2017 - 15:14

Rui Moreira considera que o Sá da Bandeira "é um equipamento muito interessante do ponto de vista histórico e cultural". Restantes partidos estão de acordo.

A+ / A-

O presidente da Câmara do Porto afirmou esta terça-feira que caberá ao próximo executivo decidir o que pretende fazer no Teatro Sá da Bandeira, sala de espectáculos da cidade que vai ser comprada pela autarquia por 2,1 milhões de euros.

"Estamos aqui a decidir o direito de opção [de compra do imóvel], apenas, deixando para depois, para o próximo executivo, o que quer fazer com o Sá da Bandeira", afirmou Rui Moreira esta manhã, em reunião pública do executivo.

Os vereadores aprovaram esta terça-feira por unanimidade que a Câmara exerça o direito de preferência para comprar aquela que é a mais antiga sala de espectáculos da cidade.

De acordo com a proposta aprovada, esta aquisição, pelo preço de 2,1 milhões de euros, está "condicionada a visto prévio do Tribunal de Contas".

Segundo Rui Moreira, o imóvel "não está classificado" e no Plano Director Municipal não está inscrito em nenhuma zona de protecção.

Moreira considerou que o Sá da Bandeira "é um equipamento muito interessante do ponto de vista histórico e cultural".

Ficará assim "património para a cidade", sublinhou.

O vereador do PS Correia Fernandes, que tutelou o pelouro do Urbanismo até 08 de maio, saudou "a decisão", afirmando que a cidade fica "enriquecida" com a aquisição do Sá da Bandeira.

Também Pedro Carvalho, vereador da CDU, enalteceu a decisão, afirmando que "a aquisição é uma forma importante de defender o edifício".

Para o comunista, a partir deste momento a câmara deve "garantir a sua classificação" e incluir o imóvel na rede nacional de teatros.

Esta proposta vai ser agora levada a aprovação da Assembleia Municipal.

Nesta reunião camarária, o executivo aprovou também por unanimidade a atribuição da Medalha de Honra da Cidade a Richard Zimler, escritor e jornalista norte-americano que vive na cidade desde 1990, numa cerimónia a realizar no dia 9 de Julho, às 11h00, e durante a qual vão ser entregues mais 25 medalhas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+