Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Taça das Confederações

Fernando Santos quer combater a garra chilena com o "sangue lusitano"

27 jun, 2017 - 15:01

Palavras de grande confiança do seleccionador nos seus jogadores, com quem vai "ao fim do mundo". A meta, para já, é "apenas" a final da Taça das Confederações.

A+ / A-

Ninguém acredita mais nos jogadores da selecção nacional que Fernando Santos.

Em conferência de imprensa, esta terça-feira, de antevisão da meia-final diante do Chile, esta quarta-feira, da Taça das Confederações, o seleccionador nacional voltou a mostrar "confiança inabalável" na sua equipa.

"Acredito muito no espírito desta equipa. Com estes jogadores vou até ao fim do mundo e vou sempre à frente", afirmou o "Engenheiro", que negou ter um discurso cauteloso. "Portugal assumiu-se como candidato. Em campo, lá estaremos como sempre estivemos, com disponibilidade total e confiança inabalável que podemos estar [na final] em São Petersburgo".

Estando nas "meias", já não há forma de não regressar a 3 de Julho, mas Fernando Santos espera "regressar feliz". Quanto ao cansaço, "não há forma de mitigar", mas quando se chega a uma meia-final, "a questão mental" atira o resto para segundo plano. "O que vai contar é a paixão e a cabeça", declarou o seleccionador.

O sangue que nos corre nas veias

A garra do Chile, equipa pouco "tradicional" para Fernando Santos, é bem conhecida, mas o seleccionador acredita que Portugal não fica nada atrás nesse aspecto.

"A equipa do Chile tem jogadores de enorme qualidade, com dinâmica e espírito muito fortes e uma capacidade guerreira fortíssima, Mas nesse aspecto somos muito equilibrados, porque nós descendemos do sangue lusitano mais puro que há. Somos guerreiros, com uma humildade enorme e capacidade de sacrifício muito grande e temos uma inabalável e interminável dedicação pelo nosso povo", declarou.

A Cristiano Ronaldo, garantiu o timoneiro das equipa portuguesa, "não se pede nada" além de "ser igual a si próprio". A altura do capitão poderá ser determinante, devido à baixa estatura dos jogadores chilenos, mas Fernando Santos não deixou de destacar a "capacidade de impulsão tremenda" de jogadores como Vidal, Medel e Jara, que "atacam muito bem a bola".

Por fim, o seleccionador salientou que a equipa sabe bem o que tem de fazer para estar na final de São Petersburgo. "Somos puro-sangues lusitanos e não teremos problemas", atirou.

O Portugal-Chile, primeira meia-final da Taça das Confederações, realiza-se esta quarta-feira, a partir das 19h00 (hora portuguesa), em Kazan. Jogo com acompanhamento em edição especial da Tertúlia Bola Branca e ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ZÈ TUGA
    28 jun, 2017 Conchinchina 13:49
    O único sangue lusitano que conheço é o do cavalo puro sangue lusitano. Uma tareia que o Chile está a preparar para a nossa "fantástica seleção", que a jogar o futebolzinho que tem jogado vai levar uma cestada de golos . Não é o sangue lusitano que faz a diferença , mas a sabedoria e a garra, coisa que Portugal não tem .

Destaques V+