Tempo
|
A+ / A-

​Ministério Público abre inquérito a "touros de fogo" nas festas de Benavente

27 jun, 2017 - 01:54

Autarquia lamenta o sucedido e diz que o animal não ficou ferido. Bloco de Esquerda e PAN exigem esclarecimentos.

A+ / A-

O Ministério Público abriu um inquérito crime sobre os "touros de fogo", actividade que se realizou nos dias 22 e 23 durante a Festa da Amizade, em Benavente.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a secção de Benavente do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) - comarca de Santarém - anuncia que foi determinada a "abertura de inquérito para efeitos de investigação da eventual prática de crime relacionada com a actividade "touros de fogo".

Na investigação, o Ministério Público é coadjuvado pela GNR.

BE e PAN exigem esclarecimentos

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo sobre os "touros de fogo" nas festas de Benavente, uma prática "evidentemente ilícita e alvo de justa indignação".

O BE quer saber, através do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, se estavam presentes forças policiais no evento, se tentaram impedir o acto ilícito e que medidas estão as entidades competentes a desenvolver para identificar os responsáveis pelo acto e para a sua responsabilização.

O PAN - Partido dos Animais e Natureza dos Animais e da Natureza já questionou a ministra da Administração Interna sobre o sucedido nas festas de Benavente.

"Apesar das várias interpelações do partido e de outras entidades aos órgãos de polícia criminal, estes alegadamente estiveram presentes no local das festividades e nada fizeram para impedir a tentativa ou consumação desta prática ilícita e atentatória do bem-estar e da integridade física do animal", pode ler-se na página no Facebook do partido.

Um grupo de populares colocou fogo nos chifres de um touro, na madrugada do último sábado, denunciou os PAN e vários populares nas redes sociais, vendo-se imagens do animal com os chifres em chamas.

Autarquia lamenta o sucedido e diz que o touro não ficou ferido

A actividade "touros de fogo" consta do programa da Festa da Amizade, na página na internet da autarquia, mas o presidente da Câmara disse à agência Lusa que foi retirada depois de um parecer desfavorável da Direcção-Geral de Veterinária.

Carlos Coutinho explica que a actividade havia sido colocada no programa sem conhecimento prévio do município, que apoia a festa organizada pelas comissões da Sardinha Assada e da Picaria, tendo quinta-feira sido decidido cancelá-la, depois de ser reconhecido que esta não é uma tradição do concelho e de ser recebido o parecer da Direcção-Geral de Veterinária, pedido pelos organizadores.

O autarca argumenta que o incidente ocorrido na madrugada de sábado, durante a festa que decorreu no final da semana na vila, não se enquadra no chamado "touros de fogo" que se pratica em Espanha, em que são colocados nos cornos do touro panos embebidos num líquido inflamável posto a arder enquanto o animal corre num espaço aberto, provocando queimaduras e ferimentos.

"O que aconteceu não foi 'touros de fogo'. Algumas pessoas decidiram colocar uma pequena estrutura em ferro acoplada aos cornos de um touro, onde colocaram pequenos foguetes usados nos bolos de aniversário que arderam durante 30 ou 40 segundos. Não provocou qualquer ferimento no animal, ao contrário do que sucede em Espanha", disse Carlos Coutinho, que lamentou o sucedido.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    27 jun, 2017 aveiro 18:56
    Os Analfabrutos , não mudam . Por isso mesmo estamos sem resposta eficiente a estas barbaridades praticadas por estes atrasados mentais !
  • otário cá da quinta
    27 jun, 2017 coimbra 12:27
    Cadeia com eles e ponto final.
  • Mário Guimarães
    27 jun, 2017 Lisboa 11:01
    Um País de atrasados mentais e com Autoridades a condizer! Por isso já foi quase todo comprado por estrangeiros que para isso fizeram o 25 de Abril e montaram Partidos para os portugueses votarem sem se darem conta que estão a ser enganados. Um País de futuro para estrangeiros .Os portugueses dedicam-se ao futebol,romarias e brincadeiras estúpidas como estas e viagens de finalistas.
  • Antonio
    27 jun, 2017 Porto 10:59
    Simplesmente PRIMITIVO!!!!!!!!!!!!!!!
  • joa
    27 jun, 2017 Lisboa 10:57
    Crueldade e barbárie inaceitável! Esses energúmenos devem ser punidos! Será que não têm mais nada na vida que se divertirem e gozarem sadicamente, torturando outros seres vivos?! Civilizem-se! Já há muitos outros divertimentos a sério no sec. xx1, turismo, cinema, museus, festas, praia, etc, etc! A Idade média já acabou! Quem faz isso não é boa gente, por isso o ambiente nessas zonas é péssimo para se morar!
  • Isabel A. Ferreira
    27 jun, 2017 Porto 09:56
    A autarquia justifica a barbárie dizendo que o touro não ficou ferido? Dizer isso demonstra uma ignorância crassa. Apetece-me dizer, porque isto tira-me do sério, que se ateassem fogo às HASTES (e estou a ser educada usando um vocábulo civilizado) dos autarcas que disseram esta barbaridade, eles também não ficariam feridos, muito pelo contrário, até agradeciam, porque ter as HASTES a arder é divertidíssimo!!!! Tenham paciência, que sejam parvos, nada contra, mas não queiram fazer os outros de parvos.
  • Martins
    27 jun, 2017 LX 09:19
    Acho sempre curioso quando para estes casos a autoridade nunca está presente ou se está ignora o cumprimento da lei... Já se for um multazinha por mau estacionamento, ou algo do género aí estão eles todos activos e eficazes. Deixem os animais em paz e façam algo de útil. Será que em Benavente não há mais nada para fazer?
  • Manuel Sá
    27 jun, 2017 Porto 09:15
    Uma (Boa) parte do nosso Portugal continua retrógada, infelizmente Não teve conhecimento do 25 de Abril, continuando a viver na Era Medieval.
  • Maria Edite Sousa
    27 jun, 2017 Porto 08:52
    Em vez de pôr os foguetes arder no touro punham neles próprios até era mais bonito
  • João António Ferreir
    27 jun, 2017 Agualva - Cacém 08:46
    Que gente selvagem e primária! Os autores deviam ser exemplarmente punidos, por andarem a "brincar" com os animais.

Destaques V+