Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mario Draghi: "Vozes que previam fim da UE e do euro não passam agora de sussurros"

27 jun, 2017 - 00:04

Os problemas não desapareceram, mas a perspectiva de recuperação existe, disse o presidente do Banco Central Europeu, em Sintra.

A+ / A-

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) acredita que, um ano depois, a Europa dá mostras de recuperação. Mario Draghi falava na abertura do quarto Fórum do Banco Central Europeu, que decorre em Sintra.

Em Junho do ano passado, o Reino Unido decidiu em referendo a saída da União Europia e, lembrou Mario Draghi, eram muitas as vozes que antecipavam o fim do euro.

Agora, o presidente do BCE está optimista. Os sinais, sublinha, vão todos no sentido da recuperação.

Ao contrário de há um ano, quase desapareceram as vozes dos que apontavam para o desmantelamento da União Europeia e da moeda única, sublinha.

“Foi dada uma nova voz à maioria silenciosa da Europa. As perspectivas económicas melhoraram e as vozes que previam o fim da União Europeia e do euro não passam agora de sussurros que mal se conseguem ouvir. Certamente que os problemas não desapareceram, mas a perspectiva de recuperação existe. Temos agora crescimento robusto em vários países e sectores. A política monetária também desempenhou o seu papel em colocar a economia neste caminho favorável”, defende.

Mário Draghi na abertura do quarto Fórum do Banco Central Europeu, que decorre em Sintra até quarta-feira.

Na abertura do fórum, o ex-presidente da Reserva Federal norte-americana, Ben Bernanke, elogiou a política de reformas defendidas pelo BCE que estão a ter sucesso, também em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    27 jun, 2017 Santarém 21:47
    O desmembramento já começou resta agora saber para que lado a balança irá tombar, se para a morte anunciada ou se para a ressurreição.

Destaques V+