Tempo
|
A+ / A-

Dalí exumado para teste de paternidade

26 jun, 2017 - 16:27

A vidente María Pilar Abel Martínez reivindica ser fruto de um relacionamento secreto do pintor surrealista.

A+ / A-

O corpo de Salvador Dalí vai ser exumado e submetido a um teste de ADN. O pedido foi feito por uma vidente, María Pilar Abel Martínez, que reivindica ser filha do pintor.

O procedimento é necessário devido à ausência de “vestígios biológicos e objectos pessoais do pintor que possam ser utilizados como base” do teste de paternidade, referiu a juiz do Tribunal de Primeira Instância Número 11, em Madrid. A exumação poderá acontecer durante o mês de Julho, segundo o advogado de María Pilar Abel.

O pedido será enviado para o Tribunal de Figueres, em Girona, para que se possa prosseguir a análise de amostras (ossos ou dentes) do pintor surrealista, pelo Instituto Nacional de Toxicologia e Ciências Forenses, em Madrid.

A vidente já reclama ser filha de Salvador Dalí desde Abril de 2015, altura em que o Tribunal de Madrid aceitou o caso. Conta que a mãe era empregada de uma família que passava temporadas em Cadaqués, vila onde o pintor tinha uma casa, e que lhe disse várias vezes que Dalí era seu pai.

María Pilar Abel acrescentou também que já realizou dois testes de paternidade e as entidades não lhe deram os resultados. A primeira foi realizada em Madrid com restos de pele e cabelos de uma máscara de gesso do pintor e a segunda em Paris com a ajuda de um biográfico de Salvador Dalí.

A demanda de paternidade vai contra o Estado espanhol e a Fundação Gala Dalí – entidades a quem o pintor deixou as suas obras, quando morreu. O pedido inclui um documento da ama de María Pilar Abel a confirmar uma relação secreta entre o pintor espanhol e a sua mãe. O julgamento acontecerá no dia 18 de Setembro e será entre María Pilar Abel Martínez e a Fundação.

Caso a paternidade seja reconhecida, a vidente tem o direito ao apelido do pintor e aos seus direitos de autor.

O pintor Salvador Dalí foi sepultado no Teatro-Museu Dalí, em Figueres, a 29 de Janeiro de 1989.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Melissa
    05 jul, 2017 Cascais 05:06
    Que chatice! Só eu não posso negar que sou filha do meu pai, porque sou a cara chapada da minha avó paterna. mas também tenho muitas qualidades da minha mãe.

Destaques V+