Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Congresso "Pensar Fátima" sugere maior abertura ao mundo não-católico

26 jun, 2017 - 14:00 • Paula Costa Dias

"O caminho da unidade é um caminho na diversidade, não é a multiplicação da Igreja católica", argumenta Borges de Pinho, docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica.

A+ / A-

Os católicos portugueses devem abrir-se mais ao mundo não católico. O alerta foi deixado Congresso Internacional "Pensar Fátima" por Eduardo Borges de Pinho, docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP)

"Temos que crescer como cristãos católicos portugueses na sensibilidade ecuménica e enteder o que significa a divisão dos cristãos e todas as suas consequências", explicou Borges de Pinho, em declarações à Renascença.

Defendendo que devemos também manifestar "uma certa capacidade de autocrítica no sentido de perceber que há determinadas manifestações nossas ou expressões que porventura podem não ser entendidas pelos outros", o docente da UCP rou que devemos entender "que o caminho da unidade é um caminho na diversidade, não é a multiplicação da Igreja católica em todas as suas formas".

Ainda assim, Fátima é, cada vez mais, um local procurado por outras confissões religiosas. Eduardo Borges de Pinho constata que "há muitas pessoas de outras confissões cristãs e pessoas, até sem uma fé explícita, que vêm a Fátima, não apenas por causa do chamado turismo religioso, mas porque Fátima é sempre um lugar que pode interpelar de uma outra maneira".

A história de vida de cada pessoa "é muito própria e eu estou convencido de que, nesse sentido, Fátima desempenha o papel que pertence a Deus e à consciência das pessoas".

"Hoje de manhã, disseram-me, alguém viu seis senhoras vestidas com o traje muçulmano à volta da capelinha das aparições, numa atitude de oração", conta Borges de Pinho, conlcuindo que, "partindo do princípio que eram muçulmanas, acho que isso só comprova a abertura de Fátima".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Álvaro de Jesus
    26 jun, 2017 Porto 16:25
    JESUS fundou e deixou 'O CAMINHO', e o Imperador Constantino, criou e deixou a ICAR. A ICAR 'matou' O CAMINHO, e o CRISTO, nas Suas 9 Cartas, já sentenciou a ICAR à morte Natural até 2032. O resto adivinha-se.

Destaques V+