Tempo
|
A+ / A-

Fazer provas de aferição "online" ainda não é para todos os alunos

26 jun, 2017 - 12:36

O esclarecimento é da secretária de Estado da Modernização Administrativa na Manhã da Renascença. Medida consta do Simplex+ 2017, que integra outras medidas de simplificação para a administração pública.

A+ / A-
Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, na Manhã da Renascença (26/06/2017)

A realização de provas de aferição "online" para todos os alunos do oitavo ano não vai avançar de imediato. O que está previsto, para já, é a criação de uma plataforma digital onde funcionará “toda a parte de concepção e classificação das provas de aferição”.

“Vai ser iniciado também um projecto-piloto de realização das provas, através de computador, para permitir que todo o processo seja desmaterializado”, adianta a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, que aponta “ganhos do ponto de vista do trabalho, do tempo dos professores” e até do arquivamento das provas”.

Esta é, destaca Graça Fonseca, uma das 172 medidas previstas para o Simplex deste ano e que vão ser apresentadas esta segunda-feira à tarde.

Entre elas contam-se medidas no sector da saúde, da educação e da Segurança Social com vista a melhorar o atendimento. Isto porque o foco do Simplex 2017 é “melhorar o atendimento ao cidadão e à empresa”.

“Coisas como, por exemplo, poder agendar uma ida à Segurança Social e fazer um agendamento telefónico na Justiça”, reorganizando o modelo de atendimento “desde o momento em que o cidadão entra até toda a experiência do percurso, como é que pratica um acto, como pode marcar, como pode reagendar, etc.”, explica a secretária de Estado.

Do Simplex de 2016, foi implementada há pouco tempo a possibilidade de as pessoas avaliarem o serviço prestado, seja em Lojas ou Espaços Cidadão, adianta ainda Graça Fonseca.

Outra novidade para este ano é um sistema que permite localizar com precisão a origem das chamadas feitas para o 112 e a criação de um simulador de custas de Justiça.

Pais concordam com provas de aferição online

O presidente da Confederação de Pais considera "positiva" a intenção do Governo em acabar com as provas de aferição do 8.º ano em papel, mas salienta ser preciso assegurar que todos os alunos saibam utilizar a tecnologia.

O presidente da Confederação Nacional de Professores (CONFAP), Jorge Ascensão, reagiu esta segunda-feira ao anúncio da medida, classificando-a como "positiva" e considerando tratar-se de "uma evolução pacífica e sem grande perturbação".

"Contudo, a CONFAP sempre disse que mais do que os meios, o que importa são os fins para que a avaliação serve. Portanto, seja em papel ou não, o que nos preocupa são os fins com que olhamos a avaliação e as consequências a tirar", ressalvou, em declarações à agência Lusa.

"É preciso perceber se as condições estão criadas, se as crianças – porque no 8.º ano ainda são crianças – estão em igualdade de circunstâncias, se estão habituados a utilizar esta forma de avaliação. Se assim for, não haverá qualquer problema com isso", sublinhou Jorge Ascensão.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+