Tempo
|
A+ / A-

Há quem tenha de esperar três meses pelo exame de condução

26 jun, 2017 - 08:22

Instituto da Mobilidade e dos Transportes não sabe quantas pessoas aguardam para fazer o exame e admite que há falta de examinadores nos centros públicos.

A+ / A-

Há pessoas que esperam dois e três meses pela realização do exame de condução nos serviços do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT). No privado, a espera é bem mais curta.

A notícia é avançada esta segunda-feira pelo “Diário de Notícias”, segundo o qual faltam examinadores nos centros do Estado, situação que se agravou com a aposentação de muitos e o impedimento de contratar novos.

O próprio IMT confirma ao jornal que, “nos últimos anos, a administração pública não tem tido permissão para recrutar trabalhadores externos à própria administração e os que exercem a actividade de examinação têm vindo a aposentar-se por terem atingido a idade para o efeito".

No total, existem 41 trabalhadores para 20 centros de exames públicos. “Os distritos com maior pressão, seja devido à quantidade de exames realizados seja pelo efeito de aposentação já mencionado, são os de Bragança, Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém e Faro”, refere ainda o instituto.

A opção são os centros privados, onde a espera é de dias. Em contrapartida, os examinados pagam taxas maiores. Nestes centros, admite o IMT, “não existe carência de pessoal habilitado”, apesar de não terem “sido aprovados e autorizados novos cursos de formação de examinadores”.

Em 2011, o Ministério das Finanças acabou com a bolsa de examinadores que permitia que profissionais do privado exercessem no público.

“Na altura, o Ministério das Finanças não autorizou que os examinadores com formação para o privado fossem trabalhar para o Estado", afirma ao jornal José Bernardino, presidente da associação de técnicos examinadores de condução automóvel do sector privado (Via Azul).

O mesmo responsável adianta que, no privado, os técnicos trabalham em exclusivo na área, enquanto “no Estado não existe carreira de examinador de condução, são técnicos de segunda”.

A Associação Portuguesa de Escolas de Condução (APEC) aponta ainda, como motivo para o tempo de espera nos centros públicos, o facto de não fazerem “exames todos os dias, mas uma ou duas vezes por semana”.

O IMT não sabe quantas pessoas aguardam para fazer o exame de condução, mas quem está na lista queixa-se que a espera tem custos. É o caso de Tiago, de 18 anos, que tem de esperar três meses pelo exame e, para que esquecer o que aprendeu, comprou mais aulas que lhe custaram mais de 60 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cristina Silva
    07 ago, 2017 Porto 19:31
    Reprovei na condução e a pedir remarcação do exame paguei 280 euros e tenho que esperar cerca de 3 meses Fiz o código pelo IMT é obrigatório o da condução também ser feito pelo mesmo ou posso por exemplo fazer pelo ACP uma vez que é mais rápido ?obrigada
  • Gervásio
    29 jun, 2017 caldas da rainha 12:38
    Hoje em dia só espera quem quer, ou quem as escolas querem, esperar 3 meses por um exame é treta das escolas, Escolas Low cost têm de ir buscar dinheiro a algum lado, essas aulas extra , as reprovações são a fonte de sobrevivência, não quer dizer que não existam alunos a passar na primeira tentativa. Paa além do mais seja público ou privado a taxa de exame pouco difere, 5€ se tanto!! novos condutores, informem-se!!!! Ao se inscreverem numa escola de condução existe um CONTRATO de formação, nesse contrato tem de tar esclarecido, escolhido pelo aluno, o centro de exames onde pretendem fazer os exames. Low cost = treta....
  • Sergio
    26 jun, 2017 Lisboa 13:16
    Eu não sei quanto se paga para fazer o exame pelo IMT, mas tenho a certeza que a o valor de taxa extra para fazer pelo privado, não ultrapassa os 60e que o Sr. Tiago, referido na noticia, pagou para "relembrar" o que aprendeu. A minha esposa em 3 meses tirou a carta, não teve a espera para fazer exames...
  • Sergio
    26 jun, 2017 Lisboa 12:56
    Eu não sei quanto se paga para fazer o exame pelo IMT, mas tenho a certeza que a o valor de taxa extra para fazer pelo privado, não ultrapassa os 60e que o Sr. Tiago, referido na noticia, pagou para "relembrar" o que aprendeu. A minha esposa em 3 meses tirou a carta, não teve a espera para fazer exames...
  • em 2014
    26 jun, 2017 port 12:51
    Só para revalidar a carta estive à espera 6 meses pela nova! Fiquei bastante agradecido ao Passos e ao Portas!...
  • Carlos Silva
    26 jun, 2017 Albufeira 12:07
    E outros... é só pagar o que lhes pedem e já está.
  • mendes
    26 jun, 2017 braga 12:05
    entao se esperar 3 messes por um exame de conducao e muito o que dizer de esperar 6 meses ou mais por um exame medico nos hospitais ou esperar anos por uma simples operacao
  • Antonio Leonel Costa
    26 jun, 2017 Belas 10:56
    Esta noticia é mais uma encomendada pela "INICIATIVA PRIVADA" que já está a afiar o "dente" para ver se volta ela a fazer exames para ganhar dinheiro e fazer corrupção. Foram arredados disso mas estão sempre prontos a voltar. Quem quer carta de condução que espere e era bom que entretanto fossem impostos exames psicológicos a esses condutores e aos antigos condutores quando se apresentam para renovar as cartas porque há muita gente por aí a conduzir sem ter condições psicológicas para o fazer.
  • Luis
    26 jun, 2017 Lisboa 10:39
    Tenho um amigo que comprou na Alemanha uma moto antiga de 1963 em estado impecável. Desde Novembro que anda às voltas com o IMT para legalizar a moto. Exigem-lhe documentos e certificados como se a moto tivesse saído agora de fabrica. Os nossos legisladores em tudo o que é lei que tenha a haver com o cidadão até inventam. Em tudo o que tenham a haver com os seus pares e compadres nem leis criam. Quantas vezes se lê em "trafulhices" da gajada das grandes negociatas "a lei é omissa", "há uma lacuna na lei", "a lei encontra-se para ser promulgada" etc.etc.etc. Este País está a saque, há demasiados anos.
  • José Cunha
    26 jun, 2017 Paredes de Coura 10:15
    Viva ao programa simplex........----

Destaques V+