Tempo
|
A+ / A-

Governo garante que reforma florestal proíbe novas plantações de eucalipto

25 jun, 2017 - 17:35

O esclarecimento surge este domingo por parte do Ministério da Agricultura após algumas críticas.

A+ / A-

O Ministério da Agricultura esclarece que na proposta de reforma florestal são proibidas novas plantações de eucaliptos, "excepto em áreas de povoamentos já existentes e mediante planos de gestão e ordenamento previamente aprovados".

Em comunicado, o gabinete do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural garante que "a política florestal do Governo determina que os apoios à florestação ou reflorestação só são concedidos se os projectos estiverem integrados em povoamentos geridos e ordenados".

O Ministério sublinha que na proposta de lei remetida pelo Governo à Assembleia da República em Abril "proíbem-se novas plantações de eucaliptos, excepto em áreas de povoamentos já existentes e mediante planos de gestão e ordenamento previamente aprovados, ou em compensação da redução de área desordenada por área ordenada, em dimensão equivalente".

Aliás, "foi nesse sentido que, recentemente (12 de Junho), no âmbito da execução do PDR2020 (Programa de Desenvolvimento Rural], o Governo abriu três concursos no montante global de 27 milhões de euros para promover o ordenamento da área existente de eucalipto (nove milhões de euros), para promover ordenamento do pinheiro bravo (nove milhões de euros) e para promover o adensamento e a expansão do montado de sobro e azinho (nove milhões de euros)".

Por isso, prossegue o gabinete do ministro Capoulas Santos, "causa estranheza que todas as notícias se refiram exclusivamente ao eucalipto, transmitindo a ideia de que o Governo se prepara para apoiar novas plantações de eucalipto, ideia que não corresponde minimamente à verdade".

"Considera-se igualmente estranho o facto de o mesmo Governo que ao longo do último ano foi permanentemente fustigado na comunicação social por ter aprovado uma proposta legislativa que visa travar a expansão da área de plantação de eucalipto, tal como está previsto no seu programa, tenha passado a ser considerado defensor da plantação de novas áreas de eucaliptos apenas no espaço de uma semana, sem que isso mereça qualquer reflexão por parte dessa mesma comunicação social", critica.

Os incêndios que deflagraram na região Centro, há uma semana, que provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos, e só foram dados como extintos no sábado, trouxeram ao debate a reforma florestal do Governo, aprovada em Março em Conselho de Ministros.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas, que consumiram 53 mil hectares de floresta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge
    25 jun, 2017 Mortagua 21:35
    Pronto, está resolvido o problema; o cavalo deu um coice, mata-se o cavalo . O problema são os eucaliptos, e não a limpeza das matas, acessos inadequados ou a falta deles, para o combate rápido e eficiente ao fogo, casas construídas sem levar em conta uma faixa limpa de mato e sem plantação de eucaliptos, enfim, todo um processo de prevenção que deveria existir. As câmaras com a palavra sobre estes serviços e fiscalizações .

Destaques V+