Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Museu Berardo celebra hoje 10 anos com entradas gratuitas

25 jun, 2017 - 10:26

Para comemorar uma década de vida serão realizadas actividades especiais no espaço museológico.

A+ / A-

O Museu Colecção Berardo, instalado no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, celebra este domingo o 10.º aniversário com entradas gratuitas e uma programação especial de actividades para adultos e crianças.

Além das entradas gratuitas nas exposições, serão realizadas actividades especiais no espaço museológico, visitado por mais de sete milhões de pessoas durante uma década, em 86 exposições, segundo os números oficiais da entidade.

"Espelhos Viajantes" é uma dessas actividades, com a proposta, ao visitante, de viajar no tempo, guardar imagens, e acrescentar memórias num percurso pelos espaços do museu.

Outra actividade do programa especial de aniversário intitula-se "Revelar Enigmas" e parte de obras dos artistas presentes na exposição "Colecção Berardo 1960-2010", sobre a qual o público é desafiado a criar algo que facilite a reflexão sobre as questões levantadas pelo trabalho destes artistas.

Para crianças dos dois aos cinco anos, está prevista a actividade "Cozinh'arte", descrita pelo museu como "um momento performativo entre a cozinha de autor, e a fértil imaginação das crianças".

O Museu Berardo abriu a 25 de Junho de 2007 com entradas gratuitas e um acervo inicial de 862 obras da colecção de arte do empresário José Berardo, na sequência de um acordo de dez anos assinado um ano antes com o Governo, na altura com Isabel Pires de Lima como ministra da Cultura.

O acordo de cedência das obras - que terminava a 31 de Dezembro de 2016 - foi renovado em Novembro do ano passado, tendo sido prolongado por mais seis anos entre o coleccionador e o Estado, através do Ministério da Cultura, que exigiu a cobrança de bilhetes a partir de 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+