Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fogo de Pedrógão destruiu 63 casas, 25 empresas e ameaça 270 empregos

24 jun, 2017 - 13:37

O balanço ainda provisório foi avançado pelo ministro das Infraestruturas e é referente aos concelhos de Pedrógão, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

A+ / A-

Veja também:


O grande incêndio de Pedrógão Grande destruiu 63 casas, atingiu 25 empresas e pôs em causa 270 postos de trabalho.

O balanço ainda provisório foi avançado, este sábado, pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, e é referente aos concelhos de Pedrógão, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

O governante falava aos jornalistas durante uma visita às zonas devastadas pelo fogo, que provocou 64 mortos e mais de 200 feridos.

Pedro Marques afirmou que as condições legais e operacionais da limpeza das bermas das estradas terão de ser analisadas.

"É um processo que, como tudo o que ocorreu, tem de ser analisado", disse o membro do executivo.

Pedro Marques recordou que a concessionária, a Ascendi, fez uma "ceifa integral até aos três metros" da faixa de combustível próxima à estrada nacional 236-1, entre Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, onde morreram a maioria dos 64 mortos provocados pelo incêndio.

"Há muita complexidade no acesso à propriedade privada. Há um conjunto de características que torna mais difícil aquilo que é a limpeza a dez metros, que já é uma limpeza selectiva, que já não implica abate de árvores", notou o ministro do Planeamento e Infraestruturas.

No entanto, Pedro Marques referiu que "há muito trabalho a fazer, nomeadamente o acesso a propriedades privadas e a complexidade desse processo".

Segundo o ministro, há que apurar "se as condições legais e operacionais que existem são as adequadas em situações como esta".

Apesar disso, o membro do executivo socialista frisou que "um fogo daquelas condições não é com três ou dez metros de limpeza" que é travado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bela
    25 jun, 2017 Coimbra 11:51
    A Ascendi que é sempre tão exigente, e nunca aceita as explicações, de quem utiliza as estradas que estão sobre o seu controlo, agora vem com estas tretas. Três metros não são o exigido por lei. Se entre os que, infelizmente, morreram naquela estrada houve familiares meus, colocar-lhes-ia um processo. convém que haja alguém que eles nunca perdoam nada a quem
  • malfeito
    24 jun, 2017 Lisboa 13:50
    Título enganoso. O Benfica confirma as ofertas. Quem vai decidir se é crime ou não, não é o Benfica. Eles bem queriam ser eles a decidir. Mas não são!

Destaques V+