Tempo
|
A+ / A-

Bloco quer travar crescimento de eucaliptos

24 jun, 2017 - 01:00

Catarina Martins exige que Governo deixe de financiar o eucalipto e direccione para outras espécies.

A+ / A-

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) insiste na necessidade de travar o crescimento de eucaliptos, pedindo ao Governo para suspender o concurso de nove milhões de euros, em fundos comunitários, para aquela espécie.

Catarina Martins reagiu assim às declarações do ministro da Agricultura, Capoulas Santos, que esta sexta-feira recusou suspender o referido concurso, assegurando que o objectivo é ordenar a plantação desta espécie e não permitir mais área plantada.

"Concordamos que haja linhas de financiamento para ordenar a floresta, mas se o Governo é consequente com esta necessidade de diminuir o eucalipto, tem de parar com este financiamento de nove milhões de euros que serve só para eucalipto e direccioná-lo para outras espécies que podem travar incêndios", disse.

Sublinhando que o país "tem feito tudo mal na sua floresta", a líder bloquista referiu que os 800 mil hectares de eucalipto plantados em Portugal "significam que este é um país mártir de incêndios".

"O eucalipto é uma espécie invasora que arde com muita facilidade, que projecta as chamas a muitos quilómetros e é, por isso, um perigo a quantidade de eucalipto que temos no país. Estamos rodeados de combustível", adiantou.

A líder bloquista vincou que os milhões da indústria da celulose "não nos podem de impedir de olhar para o problema dos eucaliptos a mais", afirmando que depois do que aconteceu na região centro no último fim-de-semana "não pode ficar tudo na mesma".

"Tirar consequências das tragédias é aprender com os erros e aprender com os erros exige a coragem de enfrentar os interesses que põem em perigo o nosso país", concluiu.

Catarina Martins falava em Ovar, durante o jantar de apresentação do candidato do partido à presidência daquele município, Ismael Varanda.

Na mesma ocasião, o deputado do Bloco, Moisés Ferreira, disse que os bloquistas vão questionar o Governo sobre as falhas ocorridas na rede SIRESP, entre sábado e terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bela
    24 jun, 2017 Coimbra 18:21
    Concordo a Catarina Martins no que toca a apoios do estado ao cultivo do eucalipto. É haver dinheiro para financiar o cultivo de eucalipto e não para árvores. Onde moro, por causa do apoio ao cultivo de eucalipto, zonas onde antes se cultivava arroz ou milho, agora estão transformadas em áreas de eucaliptos.E pior... junto de casas.
  • Mark paulo
    24 jun, 2017 Coimbra 10:23
    Aqui se nota o autoritarismo do partido socialista e a inoperância do bloco de esquerda... Muito honestamente não acredito que nada vá mudar muito no que planeamento florestal diz respeito apesar dos incidentes passados recentemente... Infelizmente neste país quando sao preciso reformas profundas elas acabam sempre por ser desviadas para apenas superficialmente.... Em relação ao eucalipto o problema de fundo não é só do governo è tbm das autarquias que o sustentam são as juntas de freguesia que o apoiam e em última análise são as famílias de dele vivem.... E portanto acredito que a moda do eucalipto vai perdurar por mais algum tempo
  • Henr
    24 jun, 2017 Soure 05:52
    Esta praga na minha zona deu cabo de boas nascentes e secou poços.

Destaques V+