Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

SIRESP. António Costa pede “cabal esclarecimento” a ministra da Administração Interna

23 jun, 2017 - 23:42

Incêndio de Pedrógão Grande fez 64 mortos e mais de 200 feridos no sábado passado.

A+ / A-

O primeiro-ministro assinou um despacho ordenando à ministra da Administração Interna que providencie junto da secretaria-geral do seu Ministério um "cabal esclarecimento" sobre as falhas ocorridas na rede SIRESP, entre sábado e terça-feira.

"Tendo em conta esta descrição, deve a ministra da Administração Interna providenciar junto da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna e da SIRESP o cabal esclarecimento do sucedido", refere o despacho, a que a Renascença teve acesso, com data de hoje, assinado pelo primeiro-ministro, António Costa.

Este despacho surge na sequência da resposta da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) ao primeiro-ministro, assumindo as falhas na rede SIRESP, entre sábado e terça-feira, no teatro de operações de combate ao incêndio de Pedrógão Grande, mas alegando que foram supridas por "comunicações de redundância".

Segundo fonte do gabinete do primeiro-ministro, António Costa assinou este despacho logo que "actualizou a sua informação", após chegar ao seu gabinete, proveniente de Bruxelas.

O primeiro-ministro remete este despacho também para a Procuradora-Geral da República, alegando poder ser "relevante" para o inquérito em curso.

"Por poder ser elemento relevante para o inquérito em curso, à Procuradora-Geral da República, com conhecimento à ministra da Justiça", adianta o despacho.

O reconhecimento de falhas no sistema de comunicações durante as operações de combate aos incêndios de Pedrógão Grande, que causaram a morte de mais de 60 pessoas, consta de uma resposta enviada pelo presidente da ANPC, Joaquim Leitão, ao primeiro-ministro, que na terça-feira o questionou sobre falhas na rede de comunicação SIRSP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) durante a operação de combate ao incêndio de Pedrógão Grande, distrito de Leiria.

Dois grandes incêndios deflagraram no sábado na região Centro, provocando 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram um total de cerca de 50 mil hectares de floresta [o equivalente a 50 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Toninho Marreco
    25 jun, 2017 Ponte do Lima -Província 09:13
    Roubas boas pistolas e munições á GNR e Sra.Dra. ministra não sabe de NADA . Policias levam constantemente porrada velha de vandalos e Sra.Dra. ministra não sabe da NADA. Multibancos rebentam como pipocas e Sra.Dra.ministra não sabe de NADA . Nunca houve tantos assaltos a casas e pessoas e Sra Dra ministra não sabe de NADA . Morrem 64 pessoas por incompetencia de muitos e Sra Dra ministra não sabe de NADA .
  • Mario Silva
    24 jun, 2017 Bragança 08:26
    Costa em busca da sua limpeza.Começou a primeira fase.Ministra aguenta culpas e Costa demitia.Depois tempo pára um pouco Bloco e PCP entram no serviço para branquear tudo com os seus jogos habituais.Costa aguenta e Bloco e PCP continuam a reinar.Assim vai ser o filme nos próximos tempos.

Destaques V+