Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cinco prédios evacuados em Londres

23 jun, 2017 - 23:04

Em causa um produto inflamável no revestimento dos prédios igual ao da torre Grenfell, onde morreram 79 pessoas.

A+ / A-

Cinco torres de apartamentos localizadas no bairro de Camden, no norte de Londres, tiveram ordem de evacuação imediata por motivos de segurança, uma vez que têm um revestimento inflamável semelhante ao da Torre Grenfell.

As autoridades municipais de Camden indicaram que os habitantes destas torres vão ser realojados temporariamente em outras casas ou em hotéis e que aqueles edifícios vão ser alvo de "trabalhos urgentes de protecção contra incêndio".

A responsável municipal Georgia Gould explicou que 800 agregados familiares vão ser afectados, muitos deles compostos por pessoas com poucos recursos que vivem de apoios sociais.

Georgia Gould disse que os trabalhos devem durar "duas a três semanas" e que vão consistir na substituição do revestimento das fachadas e na introdução de medidas anti-incêndios.

Esta decisão ocorre depois do incêndio ocorrido a 14 de Junho na Torre Grenfell, edifício na área Kensington e Chelsea, onde viviam maioritariamente pessoas de classes sociais consideradas como modestas, muitas delas oriundas de países estrangeiros, incluindo de Portugal. Este fogo fez pelo menos 79 mortos.

Londres. Incêndio na Torre Grenfell começou num frigorífico
Londres. Incêndio na Torre Grenfell começou num frigorífico

A polícia anunciou esta sexta-feira que o incêndio na Torre Grenfell teve origem num frigorífico. As autoridades disseram também que partes do revestimento do edifício recolhidas chumbaram em todos os testes de segurança.

Após o trágico incêndio, o gabinete da primeira-ministra britânica, Theresa May, estimou que cerca de 600 torres de habitação no Reino Unido deviam ter um revestimento semelhante ao que foi aplicado na Torre Grenfell, que tinha um compósito de alumínio e polietileno (plástico).

A polícia está a investigar as responsabilidades no incêndio, bem como está a decorrer um inquérito público ordenado por Theresa May.

Entre 400 e 600 pessoas viviam na Torre Grenfell, de 24 andares e 120 apartamentos, que ficou totalmente consumida pelo fogo. As chamas fizeram também 78 feridos, 10 dos quais em estado crítico. Entre os afectados pelo incêndio na Torre Grenfell estão dez portugueses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    24 jun, 2017 Canosa 05:56
    Quem fabrica e quem aplica devia ser responsabilizados.

Destaques V+