Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Protecção Civil alerta para risco muito elevado de incêndio

23 jun, 2017 - 18:20

Está igualmente proibido fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem.

A+ / A-

A Autoridade Nacional de Protecção Civil alertou para o risco muito elevado de incêndio nas regiões do interior norte e centro e na região Sul, em particular no Algarve, devido ao calor previsto para o fim-de-semana.

Num aviso à população, a ANPC indica que se prevê uma ligeira subida da temperatura máxima na região sul (que deverá variar entre os 30 e os 35 graus centígrados) no sábado, havendo perigo de incêndios.

Deverá registar-se no fim-de-semana "tempo quente e vento moderado a forte com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais", indica o comunicado da protecção civil.

Esta sexta-feira e no sábado, segundo o Instituto Nacional Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a humidade relativa do ar apresenta valores inferiores a 30% nas regiões do interior do continente, 20% no interior do Alentejo e no Algarve, com recuperação para valores mais elevados durante a noite, excepto no sotavento algarvio.

O vento deverá soprar moderado (até 30 km/h) de noroeste no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde.

No domingo prevê-se vento moderado (até 35 km/h) de quadrante norte, em especial no litoral a sul do cabo Mondego até ao início da manhã e durante a tarde.

Já a partir de sábado prevê-se alguma instabilidade com probabilidade muito baixa de aguaceiros fracos e dispersos, trovoadas e rajadas convectivas.

Desde quinta-feira é proibida a realização de queimadas, de fogueiras, utilização de equipamentos de queima e de combustão, queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração e o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes.

Está igualmente proibido fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem, a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+