Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Verão tranquilo

Tem tudo o que precisa na mala para as férias?

23 jun, 2017 - 14:43 • Deco/RR

Turista prevenido vale por dois. Saiba o que pôr na mala e conheça as receitas caseiras que podem dar jeito.

A+ / A-

Ao preparar a mala das férias deve ter em mente que os imprevistos acontecem, sobretudo quando há crianças. Por isso, nada como preparar antecipadamente um pequeno “kit” de primeiros socorros para qualquer eventualidade.

Coloque nesse “kit”:

  • um analgésico, para combater uma dor repentina;
  • um antisséptico, para tratar feridas ou cortes acidentais;
  • pensos rápidos;
  • um repelente de mosquitos.

E se algum membro da família toma medicamentos regularmente, certifique-se de que estão incluídos na bagagem e que colocou doses superiores ao necessário.

Se vai viajar de avião, informe-se sobre as regras para levar os medicamentos consigo. Lembre-se, por exemplo, que os xaropes e outros líquidos têm de ser transportados em frascos ou tubos até 100 mililitros – se tiver de transportar um volume maior, terá de se fazer acompanhar da receita médica, declaração ou documento idóneo que ateste a necessidade da sua toma.

A obrigatoriedade de receita ou declaração médica aplica-se também no caso de medicamentos injectáveis, como insulina.

Todos os medicamentos devem ser colocados dentro de um saco de plástico transparente, com cerca de 20cm x 20cm, fácil de abrir e fechar, de modo a que as autoridades possam fazer as verificações necessárias a todo o conteúdo.

Além de tudo isto, é conveniente que faça um seguro de saúde para a viagem.

E quando acontecem pequenos acidentes, o que posso fazer de imediato?

No caso das picadas de abelha, retire o ferrão raspando com a unha ou com um cartão multibanco. Nunca aperte a zona, nem use uma pinça, para evitar espalhar o veneno. Lave depois com água e sabão. Perante dor e inchaço, arrefeça a zona com uma compressa fria ou gelo envolto num pano.

Se for alérgico, apresentar dificuldades respiratórias ou a tensão baixar, terá mesmo de consultar um médico.

Nas queimaduras de primeiro grau, ao contrário do que se diz, não aplique manteiga ou pasta de dentes, pois podem agravar a inflamação. Arrefeça a pele durante 20 minutos com água corrente. Se a queimadura atingir mais de 15% do corpo, vá ao médico ou chame o 112.

No caso da picada de peixe-aranha, tão comum nas nossas águas, a água quente alivia a dor. Deve mergulhar a zona afectada em água tão quente quanto possível, durante 30 a 90 minutos. Se a dor persistir, tome paracetamol ou ibuprofeno.

O espinho deverá ser removido com uma pinça. Limpe a ferida com água e sabão, passe por água fresca e deixe secar ao ar. Vá ao médico se não conseguir remover o ferrão ou se a dor se agravar. Nalguns casos, é necessário antibiótico e a vacina antitetânica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+