Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combate estrutural aos incêndios com projecto-piloto na Peneda-Gerês

23 jun, 2017 - 14:22 • Paula Costa Dias

Ministério do Ambiente quer envolver todas as entidades na prevenção dos fogos.

A+ / A-

O ministro do Ambiente anunciou esta sexta-feira que foram já lançadas todas as acções do projecto-piloto de combate estrutural aos incêndios na Peneda-Gerês.

Segundo João Matos Fernandes “os carros que vêm servir as novas brigadas estão a chegar esta semana".

"Na próxima semana serão contratados, entre segunda e quarta feira, os 50 homens e mulheres que vão ajudar na prevenção estrutural contra incêndios” e algumas das “antenas que melhoram as telecomunicações estão já a iniciar o seu funcionamento”, disse o ministro.

Estas medidas – anunciadas em Alcanena onde, no Centro Ciência Viva, o ministro assistiu à apresentação da Estratégia Nacional de Conservação da Natureza e Biodiversidade – vêm juntar-se aos trabalhos de recuperação da área ardida, cujo custo chega a um milhão de euros.

João Matos Fernandes diz que aquela estratégia vem propor “a ideia de que estes territórios têm de ser geridos de uma maneira mais próxima e envolvendo outras entidades, mormente as ONG do ambiente, as autarquias e as universidades, em parceria com o ICNF na sua gestão.”

Segundo o governante, o Ministério do Ambiente tem recursos financeiros, através do fundo ambiental, para garantir a concretização dos projectos mais importantes nos próximos anos.

O documento está em consulta pública até 31 de Julho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ó mendes
    23 jun, 2017 Pt 16:55
    Coça-te. O mal são pulgas. Os seus comentarios são sempre do contra! Na minha terra dá-se a isso o nome de "atravessado".
  • mendes
    23 jun, 2017 braga 14:52
    pois e depois teem que haver fogos para justificar a sua existencia e o tacho de mais alguns amigos

Destaques V+