Tempo
|
A+ / A-

Passos Coelho vai a Belém para audiência sobre fogos

23 jun, 2017 - 12:33

Líder do PSD terá encontro com Presidente da República. O tema é a tragédia de Pedrógão Grande.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber esta sexta-feira o líder o PSD, Pedro Passos Coelho, às 15h30, no Palácio de Belém. O tema da conversa, que foi pedida por Passos, será a tragédia de Pedrógão Grande, sabe a Renascença.

Esta audiência foi divulgada na página da Presidência da República, como acréscimo à agenda do chefe de Estado.

Na terça-feira, em Bruxelas, Passos Coelho propôs a criação de uma comissão técnica independente que começasse a trabalhar "tão depressa quanto possível" para dar "todas as explicações" aos portugueses sobre as consequências do incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande.

O Governo mostrou "total abertura" à criação dessa comissão.

Na segunda-feira, o presidente do PSD deslocou-se à sede da Autoridade Nacional de ProteCção Civil (ANPC) e considerou que não se podia "desdramatizar a situação" e que "as pessoas quererão saber, têm o direito a saber, a explicação para que isto tivesse acontecido".

Referindo que era cedo para se fazer "uma avaliação de natureza política", Passos Coelho advertiu que esse momento chegaria, e afirmou: "No dia em que for necessário dar uma resposta política adequada a esta matéria, cá estarei também. Mas penso que há outros antes de mim que têm de dizer alguma coisa".

Tragédia de Pedrógão prova falhanço do sistema, diz especialista António Salgueiro
Tragédia de Pedrógão prova falhanço do sistema, diz especialista António Salgueiro
Da água ao fogo. Porque não fechou a N236-1, a "estrada da morte"
Da água ao fogo. Porque não fechou a N236-1, a "estrada da morte"
A estrada mais negra
A estrada mais negra
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fausto
    23 jun, 2017 Lisboa 20:22
    Quem é que já não conhece estas comissões de inquérito...fica sempre a impressão que as oposições pregam por calamidades para queimar o governo...uma comissão de inquérito sim...daqui a 6 meses...para apurar para onde foram todos os donativos às vítimas dos fogos...
  • Ó luis
    23 jun, 2017 Lis 17:11
    Tomou posse há um ano! É num ano que se faz a reforma de uma floresta? Você deve ter uma varinha magica e portanto talvez possa vir a ser contratado para rapidamente actuar! Durante 4anos e meio o que é que fez o anterior governo que você quer proteger? Cristas permitiu que fosse aumentada a area para plantação de eucaliptos e o Passos de quem Vexa parece apoiar, meteu na gaveta os investomentos para o Siresp e se estava contra teria simplesmente acabado com ele! Viu-se agora que não funcionou. São só dois pequenissimos exemplos portanto acabo como você. Estamos falados. Passe bem. Divirta-se no S. João e areje as ideias!
  • luis
    23 jun, 2017 15:59
    Vejo e fico estupefacto com o que oiço.Realmente os politicos nao param de nos fazerem de estupidos.Com todas estas desculpas esferrapadas,mas o povinho tambem parece que gosta.Lembram -se do fogo da Madeira em 2016 um caos absoluto,foi uma correria dos mais altos responsaveis da naçao. foram unanimes,( nao volta acontecer) vamos ver o que correu mal. posteriormente aconteceu sobral outro caos, agora 64 mortes em gois e arredores. Vejo tristes comentarios destes srs em querer responsabilizar o anterior Governo de todos estes caos.será que sabem quando tomou posse o ps. estamos falados. passem bem
  • 23 jun, 2017 aldeia 15:18
    No governo psd/cds o que fizeram para minimizar os incêndios?
  • mendes
    23 jun, 2017 braga 14:46
    a realidade e esta um fogo que seja apagado a nascenca nao presta um bom fogo tem que durar no minimo 48 horas para todos mamarem
  • adn
    23 jun, 2017 V.conde 13:56
    Há anos atrás, antes do SIRESP. Os fogos apagavam-se com mais rapidez e sem muito dos meios técnicos de hoje (inclusive aviões). Onde está a diferença? Creio ser no material humano. Bombeiros sem qualidade a apagar fogos. Podem ser abnegados no trabalho, mas a qualidade falta. Vimos que com a chegada de bombeiros espanhois, em pouco tempo, dominaram o fogo em Gois. É preciso dar aos bombeiros melhor formação e meios adequados.
  • iFernando
    23 jun, 2017 Porto 12:51
    O governo já montou o cenário para a próxima calamidade. Na estrada da morte 236 o governo rebocou os veículos, pavimentou o chão e colocou os novos rails, tudo pronto! Nem uma única árvore a menos de 10metros da estrada foi cortada e nem 1 m2 de mato limpo. Por azar meu, passei pelo canal de TV Espanhola e estavam a apresentar um programa em como se limpam os terrenos. Com uma equipa de 3 ou 4 homens do Estado, cortavam o mato junto às habitações e CORTAVAM as árvores junto à estradas (terá sido coincidência?).

Destaques V+