Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Lista VIP do fisco. Processos disciplinares foram todos arquivados

23 jun, 2017 - 07:09

Funcionários foram alvo de uma "admoestação verbal", figura que não existe no regulamento jurídico disciplinar e que está a ser contestado pela defesa.

A+ / A-

Os processos disciplinares contra os funcionários da Autoridade Tributária (AT) apontados como responsáveis pela criação da alegada "Lista VIP" foram todos arquivados. A notícia é avançada na edição desta sexta-feira do jornal “Diário de Notícias”.

De acordo com o jornal, os instrutores do inquérito concluíram que os quatro quadros superiores da AT, entre os quais o ex-director-geral dos Impostos, António Brigas Afonso, que pediu a demissão na altura, agiram no cumprimento dos seus deveres de protecção dos dados, uma vez que tinham sido registados dezenas de acessos aos processos de determinadas figuras públicas.

Esta "Lista VIP" consistia num programa informático para "proteger" o acesso aos processos de determinados contribuintes, com relevância política. Sempre que eram consultados os registos financeiros do Presidente da República Aníbal Cavaco Silva, do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, do Vice-Primeiro-Ministro, Paulo Portas e do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, disparava um alarme e o responsável do serviço era notificado por email.

Este processo esteve na origem de um dos mais polémicos casos do anterior governo PSD/CDS, que quase custou o cargo ao então secretário de Estado centrista, Paulo Núncio.

No despacho de arquivamento, a que o DN teve acesso, também é concluído no inquérito que não existia de facto uma "lista VIP", uma vez que se tratava de um sistema experimental, limitado apenas a controlar as pesquisas sem justificação feitas nos processos de quatro figuras públicas. A designação "VIP" utilizada internamente, era apenas, de acordo com os testemunhos ouvidos nos processos disciplinares, um "termo técnico" utilizado pelos peritos da segurança informática.

Ainda segundo o DN, os funcionários, notificados da decisão há duas semanas, foram alvo, no entanto, de uma "admoestação verbal", figura que não existe no regulamento jurídico disciplinar e que está a ser contestado pela defesa.

No caso de Brigas Afonso, por exemplo, a "admoestação verbal" foi por não ter conseguido evitar o impacto público do caso. Já em relação a José Morujão Oliveira, o responsável pela segurança informática da AT, a "reprimenda" é justificada pelo facto de não ter em seu poder o original da informação sobre a dita "lista" despachada pelo então subdirector-geral da AT, José Maria Pires, outro dos alvos do processo disciplinar, mas apenas o duplicado.

Este arquivamento, da responsabilidade da Direcção-Geral de Impostos, sucede a outro do Ministério Público (MP), em Fevereiro último. A investigação concluiu que não havia indícios de crime e que os procedimentos adoptados estavam previstos nas normas de segurança e protecção de dados da AT.

O designado tecnicamente por "sistema de alarmística" esteve a funcionar para os nomes dos quatro políticos entre Setembro de 2014 e Março de 2015, quando foi ordenada a sua suspensão, depois do caso vir a público. Os acessos indevidos detectados, 38, também não tiveram consequência disciplinar, pois não foi provado que as informações tivessem sido divulgadas para o exterior. O motivo identificado, por exemplo na consulta a dados do Presidente da República , foi simples "curiosidade".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • nokas
    23 jun, 2017 lua 10:39
    Uma fantochada ente pais, mas o povo gosta!
  • LAVAR MAIS BRANCO
    23 jun, 2017 Lisboa 10:28
    A geringonça lava mais branco...Até violam o princípio da tipicidade das penas e aplicam uma que nem existe..:Vergonha.E o sindicalista Ralha que lançou anátemas sobre pessoas nada lhe acontece? Claro que não pois a geringonça lava mais branco em tudo o que mexe seja neste caso, seja no das off shores seja nos crimes cometidos aquando dos incêndios pelos vários protagonistas incluindo políticos sem coluna vertebral....Portugal é uma choldra do pior com esta gente menor...
  • Santos
    23 jun, 2017 Lisboa 10:14
    Os esquemas desta gente da esquerda para tramar os seus opositores. Os processos são sempre os mesmos. Começaram em Setembro de 1974, com a "inventona" de um golpe da "maioria silenciosa", de apoio ao Spinola. Com o se percebeu depois, não havia qualquer golpe. Foi aí, em 28 de Setembro de 1974 que a esquerda conseguiu impedir que no nosso regime democrático, a direita pudesse ter poderes iguais à esquerda. E estamos a pagá-lo bem caro.

Destaques V+