Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Juiz suspende deportação de mais de 100 iraquianos

23 jun, 2017 - 00:32

Administração Trump alega que juiz não tem jurisdição para bloquear o processo.

A+ / A-

Um juiz de Michigan, nos Estados Unidos, bloqueou temporariamente a deportação de mais de 100 iraquianos até que se decida quem tem a jurisdição para tomar a decisão definitiva.

Mark Goldsmith parou o processo porque os cidadãos iraquianos em causa podem vir a ser acusados ou perseguidos no país de origem por, alegadamente, pertencerem a minorias políticas, sociais ou religiosas.

Já o Governo alega que, segundo a lei norte-americana, o juiz de Michigan não tem jurisdição para parar o processo.

A Administração Trump revogou uma "amnistia" que tinha sido implementada por Barack Obama em relação a alguns dos imigrantes ilegais que chegavam aos Estados Unidos.

Entre os processos agora reabertos estão casos de pessoas que não têm registo criminal. Desde 1 de Março a 31 de Maio, foram reabertos 1329 casos, acrescenta a Reuters.

O Presidente dos Estados Unidos continua a tentar aprovar uma nova ordem executiva sobre imigração. São seis os países cujos nacionais deverão ser barrados à entrada do país: o Iraque deixou de ser um deles.

De acordo com uma fonte da Casa Branca citada pela agência Reuters, a nova ordem executiva proíbe a entrada no país, durante 90 dias, de cidadãos do Irão, da Líbia, da Síria, da Somália, do Sudão e do Iémen.

O Iraque foi retirado da lista, justifica a mesma fonte, na sequência do trabalho que tem vindo a fazer em colaboração com os Estados Unidos para combater os terroristas do Estado Islâmico, impondo também procedimentos de fiscalização mais apertados nas suas fronteiras.

A nova ordem executiva garante ainda que milhares de imigrantes legais a residir nos Estados Unidos (detentores do chamado “cartão verde”), oriundos dos seis países constantes da nova lista não sejam afectados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+