Tempo
|
A+ / A-

“Ajuste secreto”. Terminou segundo dia de interrogatório

23 jun, 2017 - 00:18

Entre os detidos, o nome mais mediático é o do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro.

A+ / A-

Os detidos na operação "Ajuste Secreto" da Polícia Judiciária (PJ) estiveram quinta-feira pelo segundo dia consecutivo no Tribunal da Feira para serem ouvidos em primeiro interrogatório judicial, numa sessão que terminou cerca das 23h00, disse fonte judicial.

Na quinta-feira, a Juíza de Instrução Criminal, Ana Cláudia Nogueira, interrogou o empresário António Gomes dos Reis, da Paviazeméis, e o presidente da Concelhia do PSD de Oliveira de Azeméis, José Oliveira, que vai regressar ao Tribunal da Feira na sexta-feira, pelas 10h00, para continuar a responder às perguntas da magistrada.

Depois de José Oliveira, a juíza de instrução criminal irá inquirir o vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro, e só depois divulgará as medidas de coacção de cada arguido.

Dos sete detidos, dois já foram libertados, designadamente o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, e o empresário Filipe Marques, com a condição de regressaram ao Tribunal para ouvir as medidas de coacção, quando forem notificados para tal.

Os restantes regressaram às celas da PJ do Porto para a quarta noite de detenção.

A operação "Ajuste Secreto" resultou de uma investigação que durava há um ano e culminou na passada segunda-feira com a detenção de sete pessoas.

Entre os detidos, o nome mais mediático é o do vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Hermínio Loureiro, que também foi secretário de Estado da Juventude e Desporto do governo PSD chefiado por Santana Lopes e presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (2006-2010).

Hermínio Loureiro foi ainda presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis até Dezembro de 2016, quando renunciou ao mandato.

Na mesma operação foram ainda detidos o actual presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo (PSD), o ex-presidente do conselho de administração da Assembleia da República e ex-deputado social-democrata João Moura de Sá, o presidente da Concelhia local do PSD, José Oliveira, e três empresários da construção civil.

Os arguidos são suspeitos de crimes de corrupção activa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência.

No decurso da operação foram realizadas 31 buscas, designadamente a cinco câmaras municipais (Oliveira de Azeméis, Estarreja, Albergaria-a-Velha, Matosinhos e Gondomar) e cinco clubes de futebol, todos do concelho de Oliveira de Azeméis, com a participação de cerca de 90 elementos da PJ e cinco magistrados do Ministério Público.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Espertalhão !
    23 jun, 2017 O.de Azeméis 17:47
    Estes GAJOS, só enganam os incautos, pois basta reparar no seu tipo de personalidade, que ela diz tudo.
  • José
    23 jun, 2017 Porto 13:23
    Vá lá Srª. Magistrada, mande a rapaziada para casa passar o S.João e fazer alguma limpeza..Assim pelo menos não os temos que alimentar à nossa custa..Vamos ver como a coisa vai ser...

Destaques V+