Tempo
|
A+ / A-

Offshore. Ana Gomes diz que “há muitos problemas e contradições” por esclarecer

22 jun, 2017 - 23:21

Foram realizadas várias reuniões e encontros à procura de respostas. Em causa a comissão aos “Papéis do Panamá”.

A+ / A-

A eurodeputada Ana Gomes, do Grupo dos Socialistas e Democratas, que é vice-presidente da Comissão de Inquérito dos 'Papéis do Panamá', considerou positivo as reuniões mantidas com várias personalidades, mas salientou que há muitos assuntos por esclarecer.

"Foi útil. Todos os encontros foram importantes. As pessoas ouvidas vinham preparadas para as questões, relacionadas com assuntos complexos da fiscalidade. Mas há muitos problemas e contradições", afirmou à agência Lusa Ana Gomes, no final de uma série de encontros que se realizaram em Lisboa.

Ana Gomes sublinhou que "amanhã [sexta-feira], nas reuniões com o Banco de Portugal e com a Procuradoria-Geral da República, há dúvidas que podem ser esclarecidas", lamentando que nem todas as audições solicitadas tenham sido aprovadas pelos membros da delegação liderada pelo alemão Werner Langen, presidente da Comissão de Inquérito ao Branqueamento de Capitais, Elisão e Evasão Fiscal relacionada com os 'Papéis do Panamá' do Parlamento Europeu (Comissão PANA).

"Tenho muita pena que não se tenha ouvido o Dr. Paulo Ralha [presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos], mas o eurodeputado Nuno Melo objectou a audição. O presidente [da Comissão PANA] vai convidá-lo [Paulo Ralha] para ir a Bruxelas, até porque é importante ouvir uma pessoa que conhece por dentro toda a máquina fiscal em Portugal", assinalou.

A eurodeputada socialista vincou que "também era importante ouvir Paulo Portas, vice-primeiro-ministro do anterior Governo, responsável pela área económica e pelas negociações com a 'troika' e que inventou Paulo Núncio para o cargo de secretário de Estado dos Assuntos Fiscais", revelando que Nuno Melo também objectou esta audição.

Segundo Ana Gomes, após as reuniões de hoje, relativamente ao caso das transferências para ‘offshores', "o nubloso continua".

E acrescentou: "Mas amanhã [sexta-feira] deve ser libertado o relatório da Inspecção-Geral das Finanças sobre o assunto e são esperadas respostas. O ministro [Mário Centeno] também nos disse que espera que o relatório lhe seja entregue amanhã [sexta-feira]".

A responsável referiu que, na sua opinião "há uma conveniência em atribuir o caso a um erro informático", o que, para si, é "inaceitável", já que "qualquer sistema informático depende da utilização e manipulação de humanos para funcionar".

Ana Gomes realçou que "saíram de Portugal milhares de milhões de euros para ‘offshore' ligadas aparentemente ao Grupo Espírito Santo (GES), numa altura em que as autoridades portuguesas, nomeadamente, o Banco de Portugal e o anterior Governo já sabiam que as coisas no GES não estavam bem".

A eurodeputada considerou que "o erro informático e a não publicação das estatísticas das 'offshore' foram ao encontro dos interesses do GES, grupo em que houve actividade criminosa".

A vice-presidente da Comissão PANA acusou de "nessa altura, com o Governo PSD/CGD, terem sido perseguidos os pequenos contribuintes, as cabeleireiras e os garagistas, e terem sido protegidos os grandes, como o GES".

Relativamente à polémica relativa às três 'offshore' (Ilha de Man, Jersey e Uruguai) que saíram da lista negra já com este Governo, a política frisou que, para si, "foi uma questão trazida pelo eurodeputado Nuno Melo para desviar as atenções da actuação de Paulo Núncio", ainda que também queira ver esta questão esclarecida.

"O ministro [das Finanças] e o secretário de Estado [dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade] explicaram que se tratou de uma decisão política com base em acordos para a troca de informações. Já as questões dirigidas ao antigo secretário de Estado [dos Assuntos Fiscais] Sérgio Vasques [Governo Sócrates], sobre a retirada do Panamá da lista negra das 'offshore' ficaram sem resposta, gerando até momentos de tensão na reunião que tivemos", declarou.

Finalmente, a eurodeputada indicou que "houve também posições divergentes entre as pessoas ouvidas relativamente à Madeira, com Sérgio Vasques a considerar que é uma 'offshore', um paraíso fiscal, contra a opinião de vários eurodeputados portugueses de direita que participam nesta delegação".

Os eurodeputados da comissão de inquérito PANA, que está a investigar alegadas contravenções ou má administração na aplicação das regras europeias relacionadas com o branqueamento de capitais, reuniram-se hoje com Mário Centeno e também com os ex-titulares do cargo Maria Luís Albuquerque e Fernando Teixeira dos Santos, entre outros responsáveis.

A comissão está em Lisboa até sexta-feira e a lista dos encontros inclui deputados, jornalistas, elementos do Banco de Portugal e a Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria
    23 jun, 2017 lisboa 14:07
    bom nos mulheres quando chega a manopausa as vezes comecamos a delirar
  • antonio
    23 jun, 2017 lisboa 13:51
    Enquanto os nomes não sairem das gavetas não há dignidade neste caso. Alguém anda a esconder alguém!!!!
  • Vitor Lopes
    23 jun, 2017 Lisboa 11:19
    Ana Gomes anda sempre com uma azia muito elevada... Será do fígado?
  • RALHA NÃO RALHA...
    23 jun, 2017 Lx 11:07
    O Ralha agora não ralha pois está ao serviço do PCP e do sindicato que lhe dá o chapéu de chuva....Por isso, os processos disciplinares foram arquivados...Os geringonços lavam mais branco...Já agora investiguem a off shore do PCP chamada Festa do Avante onde tudoe por debaixo da mesa...
  • couto machado
    23 jun, 2017 porto 10:51
    ESTA MADAME JÁ NOS HABITUOU A ATIRAR A PEDRA E A ESCONDER A MÃO...
  • mendes
    23 jun, 2017 braga 10:12
    nao entendo porque e que so se investigam e acusao pessoas do centro ou da direita ate parece que no ps no pcp be e afins sao todos honestos -nunca investigaram a riqueza de mario soares nem o espolio do pcp nem a desastrosa governacao dos governos socrates governos dos quais o actual 1 ministro fazia parte -esta ana gomes decerteza que tambem tem telhado de vidro mas a esquerda nao atira pedras ao telhado dos amigos porque as pedras podem fazer ricochete
  • DR XICO
    23 jun, 2017 LISBOA 09:16
    esta mulher está mesmo fora da caixa da politica, onde já se viu uma politica que ataca os corruptos e chama os bois pelos nomes. Ana Gomes devia ser ministro é uma mulher genial
  • desatina carreira
    23 jun, 2017 queluz 08:18
    ela já levantou a imunidade parlamentar no caso do douro azul ?
  • FESTA AVANTE
    23 jun, 2017 Lx 00:34
    Já agora vejam a off shore do PCP: a Festa do Avante....tudo por debaixo da mesa e sem impostos...e assim se vê a força do PCP...

Destaques V+