Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerónimo está contra "mais estudos, inquéritos e legislação avulsa" sobre floresta e fogos

22 jun, 2017 - 23:03

O líder comunista pede antes que se ataquem “a fundo as vulnerabilidades estruturais”.

A+ / A-

O secretário-geral do PCP mostrou-se contra "mais estudos, inquéritos e legislação avulsa" sobre floresta e fogos, classificando como "um logro" considerar-se que a "chamada Reforma da Floresta é a varinha mágica" para resolver problemas.

"É uma ilusão, é mesmo um logro, afirmar que a aprovação da chamada Reforma da Floresta é a varinha mágica para tapar o essencial: a falta de investimento, as políticas de restrição orçamental, o desmantelamento das estruturas e serviços do Ministério da Agricultura, a desvalorização do preço da madeira. Só atacando a fundo as vulnerabilidades estruturais se encontrará a resposta que, como temos afirmado, a Reforma da Floresta não dá", disse Jerónimo de Sousa.

Para o líder comunista, "o que tem faltado é a concretização de políticas que assegurem a defesa da floresta e que acabem com a sua subordinação da sua gestão aos interesses económicos" e "os investimentos para o seu ordenamento, preservação e defesa", pois "os problemas da floresta não são explicáveis por desleixo dos habitantes, mas sim por décadas de abandono, desertificação e despovoamento".

"Muito se tem falado e muito se continuará a falar sobre a tragédia a que o País assistiu nestes últimos dias com os fogos florestais. Se muito do que temos insistido ao longo de anos, sem ser ouvidos, fosse tido em conta, provavelmente a dimensão da catástrofe tivesse sido evitada. Não é de mais estudos, mais inquéritos e mais legislação avulsa de recomendações, resoluções que o País precisa", defendeu.

Jerónimo de Sousa discursava num jantar de apoio à candidatura autárquica de Oeiras da Coligação Democrática Unitária (CDU), encabeçada pela líder parlamentar de "Os Verdes", Heloísa Apolónia, num restaurante de Barcarena. A CDU junta PCP, PEV, Associação Intervenção Democrática e cidadãos independentes.

"O PCP não sairá da primeira linha dos que exigirão que seja dada resposta imediata aos que perderam pessoas, bens e economias. Como não deixará de contribuir para atacar as causas mais fundas do problema, encontrar respostas de curto prazo, exigir que entre comissões de inquérito e polémicas estéreis se fuja ao que tem de ser feito e há décadas não é feito", garantiu Jerónimo de Sousa.

Jerónimo de Sousa citou ainda um "exemplo concreto" - o dos "serviços de protecção da floresta", onde está identificada a necessidade de "mais 200 operacionais".

O primeiro-ministro, o socialista António Costa, assegurou hoje haver do Governo "total abertura" para colaborar em "qualquer proposta de comissão técnica independente" criada pelo parlamento sobre a tragédia recente em Pedrógão Grande, como foi proposto pelo PSD, após a reunião do Conselho de Ministros.

Dois grandes incêndios deflagraram no sábado na região Centro e obrigaram à mobilização de mais de um milhar de operacionais, consumindo um total de cerca de 50 mil hectares de floresta e obrigando à evacuação de dezenas de aldeias.

O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou-se a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Ficou dominado na manhã de quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EVA
    23 jun, 2017 08:49
    (como foi proposto pelo PSD, após a reunião do Conselho de Ministros.)??!! Não tiveram tempo suficiente ("para haver do Governo "total abertura" para colaborar em "qualquer proposta de comissão técnica independente") enquanto la estiveram para aberturas e resoluções!! Tudo serve para se arrasarem politicamente uns aos outros!! CAMBADA não fazem nada enquanto la estão e depois de sairem são os primeiros a dar soluções!! quem se lixa é o povo!! é o resultado do vira o disco e toca o mesmo PS vs PSD
  • Paulo
    23 jun, 2017 Olhão 07:25
    Para a "direita couratos" tudo e QUALQUER COISA que venha da esquerda está errado por definição. A intenção é de certeza levar toda a gente à miséria para que os membros do partido possam desbundar em grandes festanças os recursos do país. O Tramp(a) é que é!
  • Fernando Gouveia
    23 jun, 2017 Suiça 05:25
    Se fosse a DIREITA REACIONARIA GOVERNO(como gostas tanto de dizer cassete jeronimo), jà querias 30 inquéritos etc etc etc
  • al
    23 jun, 2017 adelaide 02:55
    ... Just don't f.... up the system !!!
  • Ana
    23 jun, 2017 Lx 00:32
    Nisso tem razão... Somos o país dos estudos, estudozinhos, inquéritos, etc... em floresta, em aeroportos, em mil coisas,,, andamos anos nisso, para depois não se fazer nada... gastam-se milhões em estudos pró boneco... chega disto.
  • ENGOLEM ELEFANTES
    23 jun, 2017 Lx 00:31
    Lá vai o kamarada Jerónimo engolir mais uns elefantes e já deve estar enfartado...pobre coitado...Jerónimo amigo vai engolindo os sapos e os elefantes e assim fica comprometido com a governação dos kamaradas socialistas e dos amigos do berloque de esquerda, a esquerda caviar....

Destaques V+