Tempo
|
A+ / A-

Conselho Europeu decide agências em Novembro

22 jun, 2017 - 22:27

Portugal é candidato a receber a do medicamento.

A+ / A-

Veja também:


Os líderes da União Europeia adoptaram, esta quinta-feira à noite, os critérios para a escolha das cidades que acolherão as sedes das agências europeias actualmente em Londres, uma das quais a do Medicamento, que Portugal quer receber. A eleição está agendada para Novembro.

"Acordado. A UE27 irá decidir em votações em Novembro a recolocação das agências da UE actualmente no Reino Unido. Confirma a unidade da UE27. Reduz a incerteza do Brexit", escreveu o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, na sua conta na rede social Twitter.

Numa sessão de trabalho esta quinta-feira, a 27 - já sem a primeira-ministra britânica Theresa May na sala -, os chefes de Estado e de Governo da UE aprovaram um documento sobre o procedimento que será seguido para a decisão sobre a recolocação da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), à qual Portugal concorre, e a Autoridade Bancária Europeia (EBA), no contexto da saída do Reino Unido da União.

De acordo com as regras agora formalmente adoptadas, os Estados-membros interessados devem apresentar as candidaturas até 31 de Julho próximo, após o que a Comissão Europeia procederá a uma avaliação, tendo em conta os critérios agora endossados pelo Conselho Europeu. A decisão final - numa votação na qual participarão os 27 Estados-membros - ficou agendada para Novembro (e não Outubro, como estava inicialmente previsto).

Entre os seis critérios que serão tidos em conta na apreciação das candidaturas conta-se um, a "desejável distribuição geográfica das agências", que à partida é desfavorável a Portugal, pois o país já acolhe duas agências da UE, a de Segurança Marítima e o Observatório da Droga (ambas em Lisboa), enquanto vários Estados-membros não têm nenhuma.

Os outros cinco critérios objectivos são a garantia de que a agência pode começar a operar na nova localização à data da saída do Reino Unido, assegurar que a instituição continua a ser "atractiva" em termos de recrutamento, a acessibilidade da localização, a existência de estabelecimentos de ensino adequados para os filhos dos funcionários da agência, e acesso apropriado ao mercado de trabalho, à segurança social e a cuidados médicos por parte dos cônjuges e filhos dos funcionários.

Portugal é candidato a acolher a EMA, tendo no passado sábado o Governo anunciado a reabertura do processo de candidatura - que contemplava apenas Lisboa - de forma a incluir também a cidade do Porto, pelo que até final de Julho terá que decidir qual das duas cidades vai apresentar na sua candidatura nacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+