Tempo
|
A+ / A-

Morreu o ex-ministro das Finanças Miguel Beleza

22 jun, 2017 - 21:34

O economista que foi professor, ministro das Finanças no XI Governo Constitucional e Governador do Banco de Portugal entre 1992 e 1994.

A+ / A-

O economista Miguel Beleza, ex-ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira, aos 67 anos, na sua casa em Lisboa, vítima de paragem cardio-respiratória.

A notícia da morte foi avançada pelo "Correio da Manhã" e pelo "Expresso" e confirmada pela Lusa junto da família do economista.

Licenciado em Economia, Miguel Beleza desempenhou os cargos de ministro das Finanças no XI Governo Constitucional (1990-1991) e de governador do Banco de Portugal entre 1992 e 1994.

Nascido em Coimbra, a 28 de Abril de 1950, filho de José Júlio Pizarro Beleza e de Maria dos Prazeres Lançarote Couceiro da Costa, Luís Miguel Couceiro Pizarro Beleza era irmão de Leonor Beleza, ex-ministra da Saúde e presidente da Fundação Champalimaud, da juíza Teresa Pizarro Beleza e de José Manuel Beleza.

O seu percurso profissional começou no Banco de Portugal, como técnico assessor e técnico consultor, entre 1979 e 1987, onde integrou o Gabinete de Estudos Económicos, estrutura na altura dirigida por Cavaco Silva.

A seguir foi para o Fundo Monetário Internacional (FMI), ocupando-se das relações de Portugal e Espanha com esta instituição, entre 1984 e 1987.

Miguel Beleza foi também administrador do Banco de Portugal, a convite de Cavaco Silva, na altura primeiro-ministro, entre 1987 e 1990 e, posteriormente, governador, entre 1992 e 1994, sucedendo no cargo a Tavares Moreira.

Como governador do Banco de Portugal, geriu a desvalorização do escudo durante as perturbações cambiais de 1992 a 1993, causada pela agitação dos mercados financeiros, que se reflectiu no Sistema Monetário Europeu.

Foi o primeiro gestor, na instituição, da permanência do escudo no Sistema Monetário Europeu.

Em Junho de 1994 demitiu-se do cargo por conflitos com o então ministro das Finanças, Jorge Braga de Macedo, e em 2009 integrou, como membro, o Conselho Consultivo do Banco de Portugal.

Ajudou a criar CMVM

Na política exerceu o cargo de ministro das Finanças do XI Governo Constitucional (1990-1991), que abandonou por divergências "pontuais" com Cavaco Silva.

Enquanto esteve à frente da pasta das Finanças, Miguel Beleza impulsionou a criação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e colaborou no processo de adesão de Portugal à União Económica e Monetária.

Miguel Beleza licenciou-se em económicas em 1972, pelo Instituto Superior de Economia (ISE) de Lisboa e doutorou-se em Economia pelo Massachussetts Institute of Technology (MIT) e pela Universidade Nova de Lisboa.

Naquela altura, teve como colegas nomes da economia mundial, como Ben Bernanke, ex-Presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos e Lucas Papademos, ex-vice-presidente do BCE.

Foi aluno de Alfredo de Sousa e Paul Samuelson, Prémio Nobel da Economia em 1970.

Luís Miguel Beleza tinha como texto que mais o marcou um artigo de Gary Stanley Becker, reconhecido economista americano, Prémio Nobel da Economia em 1992, sob o título "Crime and Punishment: An Economic Approach".

O economista português foi consultor e director da revista Economia da Universidade Católica Portuguesa e foi professor na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

"Isso não é currículo, é cadastro"

A sua carreira granjeou-lhe algumas condecorações, tendo sido agraciado a 22 de Agosto de 1991 com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul do Brasil, a 9 de Junho de 1995 com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito e a 28 de Junho de 2005 com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Conhecido pelo sarcasmo, num noticiário em que era apresentado como economista, professor catedrático, antigo governador do Banco de Portugal e ex-ministro das Finanças, comentou: "Isso não é currículo, é cadastro".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • almague
    23 jun, 2017 Lisboa 00:12
    Um Grande e um Bom Homem. Faleceu cedo demais. Paz à sua Alma. Pêsames à sua Família.

Destaques V+