Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Câmara de Lisboa. Medina apresenta candidatura na segunda-feira

22 jun, 2017 - 14:57

Alvo de críticas quando assumiu o cargo, uma vez que não foi eleito directamente, Fernando Medina vai agora sujeitar-se aos votos.

A+ / A-

Fernando Medina vai apresentar na segunda-feira a sua candidatura a presidente da Câmara de Lisboa, numa sessão que contará com a presença do secretário-geral do PS, António Costa, disse hoje à agência Lusa fonte da direcção socialista.

Segundo a mesma fonte, a apresentação da candidatura de Fernando Medina decorrerá no Palácio Galveias, em Lisboa, pelas 18h00.

Fernando Medina é presidente da Câmara de Lisboa desde 6 de Abril de 2015, data em que substituiu nestas funções o actual primeiro-ministro e líder socialista, António Costa.

António Costa foi o presidente da Câmara de Lisboa entre Junho de 2007 e Abril de 2015, tendo colocado Fernando Medina como número dois da sua lista nas eleições autárquicas de Setembro de 2013.

Além de vice-presidente, Fernando Medina foi responsável pelas pastas das Finanças, dos Recursos Humanos e do Turismo.

Fernando Medina Maciel Almeida Correia, 44 anos, licenciou-se em Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP/UP) e tem um mestrado em Sociologia Económica pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) de Lisboa.

Foi presidente da Federação Académica do Porto (FAP), em 1995 e 1996, enquanto estudava na FEP/UP, onde se licenciou em 1998.

O economista foi assessor do primeiro-ministro António Guterres para as áreas da Educação, Ciência e Tecnologia, entre 2000 e 2002, e é quadro da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) desde 2003.

Paralelamente, entre 1999 e 2001, foi membro do Conselho Consultivo da Porto 2001, Capital Europeia da Cultura.

Entre 2005 e 2009, durante o primeiro mandato de José Sócrates como primeiro-ministro, foi secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional. No segundo mandato de Sócrates, entre 2009 e 2011, foi secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento.

Entre 2011 e 2013, ocupou o lugar de vice-presidente do grupo parlamentar do PS na Assembleia da República, integrando a Comissão de Orçamento e Finanças e a Comissão Eventual de Acompanhamento do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal.

Em Outubro de 2013, deixou o Parlamento para assumir funções autárquicas.

Entretanto, a sua chegada a presidente do município foi alvo de críticas por parte da oposição, com os vereadores do PSD e do CDS-PP a questionarem a sua “legitimidade política” para assumir o cargo sem ir a votos.

Actualmente, Fernando Medina pertence ainda ao Secretariado Nacional do PS, órgão executivo do partido liderado por António Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    22 jun, 2017 Lisboa 22:20
    O Fernando parece ser a pessoa indicada para continuar à frente da câmara de Lisboa porque já conhece aquilo muito melhor que os outros candidatos digo eu não sei é a minha opinião.
  • PROPAGANDA BARATA...
    22 jun, 2017 Lx 15:47
    Pois será a altura de penalizar este cidadão que nos inferniza a vida todos os dias com as obras de fachada feitas, com a alteração dos sentidos de transito e com o facto de pagarmos cada vez mais taxas, taxinhas e taxonas para alimentar o polvo socialista.
  • tuga
    22 jun, 2017 lisboa 15:41
    Vai roubar mais dos nossos impostos para dar aos muçulmanos. Não se esqueçam na hora do voto que dos nossos impostos a CML roubou 4 milhões para mais uma mesquita em lisboa, destruição da nossa cultura destruição da nossa identidade a isto chamo traição. Pensem no caos em que a cidade está. Devem aparecer candidaturas independentes, o problema é que gente séria, honesta e competente tem vergonha de se misturar com estes charlatões TODOS a politicada é tudo farinha do mesmo saco querem é tacho pago pelo zé povinho.
  • Automobilista
    22 jun, 2017 Lisboa 15:32
    Depois das obras de fachada, para "devolver" a cidade aos peoes mas onde agora os automobilistas - a maior força de trabalho é a que entra diariamente na Capital, pois com salários baixos poucos podem pagar casa dentro da cidade - penam diariamente em filas de transito, estrada unica, e sem lugares para estacionar, podes esperar pelo meu voto "deitado", porque "sentado" arranjas calos...

Destaques V+