Tempo
|
A+ / A-

Arcebispo de Cantuária admite que instituição ajudou a esconder abusos sexuais

22 jun, 2017 - 13:24

Justin Welby referia-se a uma situação de abusos envolvendo o bispo anglicano Peter Ball. O relatório sobre o processo é “angustiante”, disse o primaz da Igreja Anglicana.

A+ / A-

O principal bispo da Igreja Anglicana afirmou esta quinta-feira que a instituição “conspirou” e ajudou a esconder abusos prolongados de crianças do sexo masculino por parte de um antigo bispo.

Justin Welby, o arcebispo de Cantuária, fez a declaração no dia em que a publicou um trabalho de investigação sobre a forma como a Igreja geriu o caso do bispo Peter Ball, condenado e preso em 2015, depois de se reconhecer culpado de ofensas sexuais, incluindo dois casos de assalto indecente.

Welby considerou que o relatório é de “leitura angustiante” e que a Igreja não ajudou aqueles que tiveram coragem de avançar e denunciar o caso, noticiou a agência Associated Press.

O relatório conclui que a conduta de Ball “provocou prejuízos sérios e permanentes nas vidas de muitos homens” e que “a igreja e as suas instâncias superiores o apoiaram de forma insensata durante muitos anos, ainda segundo a AP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Silva
    22 jun, 2017 Albufeira 17:08
    Cambada de tarados
  • alberto
    22 jun, 2017 cascais 14:54
    Caro bispo principal, lá dos anglicanos: o que é isso de "conspirar" e esconder os pecados? É tudo a mesma coisa? Esconder os pecados é humano mas ..."conspirar" ??? O que tem uma coisa a ver com a outra? Esta gentinha, lá das heresias, agora promovidas pelo estatuto de igualdade das religiões, deve perceber que o assalto mais indecente é o que actualmente se faz à única guardiã da fé, também ela preocupada com o mesmo "tipo de gestões"...
  • Rui Martins
    22 jun, 2017 Portugal 14:50
    E faltam muitas mais Seitas e Denominações admitirem os abusos ocorridos no sei seio. No desporto o mesmo terá que acontecer.E dentro das próprias famílias é preciso admitir, investigar, perseguir e assinalar os culpados.

Destaques V+