Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Em Vila Facaia, o fogo também se apagou com cerveja

22 jun, 2017 - 01:45 • João Carlos Malta (texto) Joana Bourgard (fotografia)

Nesta freguesia de Pedrógão Grande, a falha da luz levou imediatamente ao corte da água. Então, como é que se apagava o fogo? Com o que estivesse à mão. O sentimento de abandono reina em toda e qualquer conversa. "Era eu e mais eu", diz uma mulher de 85 anos.

A+ / A-
Em Vila Facaia o fogo também se apagou com cerveja
Em Vila Facaia o fogo também se apagou com cerveja

Rui está agora a servir almoços. Depois de todo o caos, de todos os prejuízos, solta que "já não era sem tempo". A vida tem de regressar ao normal. Seja lá isso o que for e sem saber se isso é possível. Em Vila Facaia, Pedrógão Grande, perderam-se coisas a mais: vidas, casas, terrenos, animais. Uma lista infindável de dores.

A aflição de sábado ainda a sente na pele. Quando se lhe pede para gravar a conversa, Rui diz que não é bom a dar entrevistas. O bombeiro que morreu em Castanheira de Pêra, Gonçalo Correia, era seu parente. Sente que não é tempo de dar a cara. Mas há quatro dias teve de dar tudo.

Pouco depois de o fogo começar, a luz foi-se. A água desapareceu, a seguir. Nesse momento, entrou em cena o mítico desenrascanso português. Rui tem um café/restaurante. Tinha as traseiras do edifício em perigo, onde o fogo andava a serpentear.

No armazém, estavam guardadas paletes e paletes de bebidas. Com a ajuda de duas mulheres pegaram em cervejas, depois em coca-colas, em sumos, em águas. Tudo o que veio a mão. E deitaram para baldes.

Um a um atirou-os às chamas. Foi o que valeu. "No dia a seguir enchi dois contentores de garrafas", lembra.

Por todo o lado, as histórias de querer fazer frente ao incêndio e não poder multiplicam-se à velocidade de cada conversa. Um popular liberta a raiva: "E depois não querem que nos sintamos abandonados e que as pessoas venham viver para o interior. Tiram-nos tudo."

Na praça da igreja, com uma vizinha ao lado, um homem com mais de 60 anos conta a sua história de sobrevivência e a da morte de 15 cabeças de gado. Sem água, sem luz, foi o fim do mundo.

"Não dá para explicar. As ovelhas morreram carbonizadas. Não há apoio nenhum, cada um que se desenrascasse". A conversa termina porque ele começa a chorar. Não há mais nada a dizer.

Uns metros à frente, o presidente da Junta de Vila Facaia, José Henriques, ainda ouve das boas de uma mulher que ali passa. "Só o estou a ver agora. Nem presidente da Junta, nem bombeiros, nem GNR. Ninguém", atira a senhora. "Ó dona Céu não diga isso. Não diga isso", defende-se o autarca.

Recompõe-se para a entrevista e ameniza. "As pessoas têm destas coisas."

Fernando Henriques acredita que no sábado quantos bombeiros ali fossem, quantos lá ficavam. "Mas depois disso, devia haver alguém para nos socorrer", adianta.

Mas porque é que isso não aconteceu? "Já perguntei porquê, mas não me deram respostas, há-de se apurar mais tarde", promete.

A falha do abastecimento de água foi motivada pela orgânica do sistema. São motores que bombeiam a água e que sem energia não funcionam. Mas não deveria haver um sistema alternativo para quando há cortes de electricidade? "Foi tudo tão rápido, foi fora do comum. Só visto… As pessoas desenrascaram-se com o que tinham", conclui.

E foi mesmo assim, Deonilde Feiteira, do alto dos seus 85 anos, foi mulher para sozinha fazer frente ao maior fogo que já viu. Como mora na parte de baixo da aldeia - e ninguém mais lá estava - contou com uma reserva maior de água. Diz que a ela lhe durou duas horas, depois de as chamas começarem a circundar a casa.

"O fogo batia na parede às bolas, nunca vi nada assim na minha vida. Estava eu e mais eu. Passei o tempo a gritar por Nossa Senhora e Santa Catarina. Lutei duas horas". E se na voz se sente a determinação da impetuosidade do combate, os olhos dão de si e uma lágrima parece preparar-se para cair.

E se as imagens daquele momento não lhe saem da cabeça, os sons ainda lá ecoam. "O meu porco urraaaava, urraaaava. Mas não lhe pude fazer nada", lamenta.

Na mesma praça da Igreja, Joaquim Graça, de 53 anos, sai do estabelecimento de Rui. A cara e o braço não enganam. Ele é mais um dos mais de 150 feridos dos fogos que atingiram a região. O creme gordo para as queimaduras cobre-lhe a face e tem a mão engessada.

Diz que tentou soltar os animais que tinha e quis salvar a casa. Mas havia muitas forças contra: já não bastava a força das chamas ainda se lhe somou a falta de electricidade e de água.

Teve de desistir. Queria salvar a casa mas não pôde. "Deixei arder para me defender, tive de meter água por mim abaixo para poder fugir", recorda.

Era o que tinha de fazer. "Há quem tenha ficado pior", contrabalança.

Mas ele também não está bem. Já estava desempregado antes de tudo isto. A terra ainda lhe dava alguma coisa para comer. Agora acabou, porque o verde foi substituído pelo preto.

Nestes dias tem vivido da ajuda do primeiro apoio às populações vítimas do incêndio que matou 64 pessoas, que lhe dá os alimentos para fazer as refeições. A casa provisória é a de uma cunhada. Não é perfeito, mas é o que é. E o futuro?

"Esperamos que façam alguma coisa por nós, os pobres", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • TUGA
    22 jun, 2017 lISBOA 14:27
    Quem lá deveria andar era a Assunção Cristas, debloqueou o plantio de eucalipto, sabendo que o eucalipto projecta o fogo a quilómetros, e há plantio financiado por todo o lado mesmo junto a casas ela deveria andar lá a combater os fogos que ela própria ajuda a a propagar!!! mas prefere andar dar bitastes como se ainda tivesses a discursar para os musseques!! Agora choram TODOS muito aproveitamento politico com a desgraça dos outros!!!
  • Antonio
    22 jun, 2017 12:54
    Trovoadas secas ja existem pelo menos desde 2017 , predomiinantemente nesta zona ! Ouvem-se passados cem anos em que a escolarizacao e obrigatoria pessoas com responsabilidades a falar do raio do perimetro ! O que esperar mais? Conversa fiada!
  • Maria Ermelinda Cava
    22 jun, 2017 Avelar 11:17
    Parabens á sra. Jornalista. Muito bonito e muito triste em simultaneo mas muito muito real Obrigada.l
  • Atento
    22 jun, 2017 Portugal 10:43
    Que não faltem tachos na ANPC bem pagos e com boas viaturas distribuídas. Quanto a desgraças que podiam ser evitadas é pá isso são coisas da natureza que aparecem de repente e aliás o tuga não é gajo para antecipações ou prevenções é mais gajo para milagres e rezar à Santa. Só que desta vez Deus não esteve para aí virado. ANPC todos presos e acabem com essa mama.
  • 22 jun, 2017 Lisboa 08:06
    Somos um país preparado para receber mais refugiados ""dizem eles""" para resolver os nossos problemas está à vista!!!....desorientação TOTAL, morrem pessoas que nem animais, os jornaleiros relatam desgraças como se fossem novelas, em resumo o país está entregue aos bichos!! e enquanto os incêndios forem um negócio nada feito, estamos todos lixados!!!
  • Farrusco
    22 jun, 2017 Porto 06:02
    E pronto, são as estórias do costume que vão durar até que apareça coisa que faça esquecer esta e comece outra novela ! Agora já nem se fala no folhetim operação marquês, BES e outros e o maroto e sabido do S. Pedro lá faz uma das dele para acabar com os folhetins que envolviam actores já cansados de tanto trabalho. Agora os actores são secundários, os mixilhões da GNR ! Somos bem governados e a regra nunca falha - com uma cacetada se mata dois coelhos e o sr Marto Soares que se ppnha a pau! Eu sou brucho.

Destaques V+