Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Constança Urbano de Sousa não se demite. "Um comandante nunca abandona os seus homens"

22 jun, 2017 - 00:25

Ministra da Administração Interna admite que a Protecção Civil possa ter subvalorizado os avisos da meteorologia. Mas o que aconteceu foi um fenómeno “absolutamente anormal”.

A+ / A-

A ministra da Administração Interna não se demite. Em entrevista à RTP3, Constança Urbano de Sousa esclareceu que, “enquanto tiver a confiança do primeiro-ministro, não me demito”.

"Não ponderei a minha demissão por uma razão muito simples: Apenas estive focada em estar aqui, em resolver problemas e enfrentar a adversidade. Estar aqui foi muito importante, foi extremamente importante para todos estes homens que trabalharam aqui arduamente ver que eu também estava aqui a trabalhar. Um comandante nunca abandona os seus homens".

A tragédia do incêndio de Pedrógão Grande, que provocou 64 mortos e mais de 200 feridos, foi o momento “mais difícil não só do mandato, como da vida”.

“Era fácil demitir-me, rolava uma cabeça e o problema continuava”, referiu, considerando que “teria sido cobarde fugir da adversidade”.

A ministra da Administração Interna admitiu a possibilidade de instaurar um inquérito ao incêndio, mas para tal necessita de obter todos os dados sobre aquilo que se passou. Segundo a ministra, o que aconteceu foi um fenómeno “absolutamente anormal”.

"É algo que não estou a excluir neste momento. Preciso de ter dados sobre a actuação da GNR e da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e de ter indícios que me permitam fazer um inquérito", disse.

Constança Urbano de Sousa adiantou que, neste momento, ainda não dispõe "daquilo que se chama a fita do tempo porque o teatro de operações ainda não terminou".

Alertas subvalorizados?

Segundo a ministra, a fita do tempo vai dizer "quem é que fez o quê e a que horas". "Essa fita do tempo fecha-se no momento que este incidente terminar e eu não excluo que possa haver um inquérito", afirmou, sublinhando que necessita de saber o que aconteceu ao nível local e nacional.

"Preciso de dados que ainda não disponho. Neste momento, ainda estou muito concentrada em acabar com este incêndio", sustentou, considerando que se justifica "uma investigação independente", que pode ser feita por uma comissão parlamentar.

A ministra disse também que a GNR já instaurado um inquérito interno para apurar a questão porque não foi encerrada a estrada Estada Nacional (EN) 236-1, apelidada agora de "estrada da morte" e onde morreram várias pessoas encurraladas pelas chamas entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.

Para a governante, a explicação dada pela GNR ao primeiro-ministro já é "alguma coisa", mas o inquérito interno "terá que ser mais conclusivo".

Na entrevista, Constança Urbano de Sousa disse que alerta de prontidão da ANPC tem que ser "avaliado de uma forma mais aprofundada" e admitiu que possa ter "havido uma subvalorização da avaliação" das condições meteorológicas.

A ministra sublinhou igualmente que das informações preliminares que dispõe o SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) não falhou totalmente, avançando que às 20.00 de sábado foram mobilizadas duas redes moveis satélite para assegurar a rede da SIRESP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    29 jun, 2017 Porto 02:53
    Todos os comentários são mediados, onde?! A Direcção de Informação da Renascença é complacente com os insultos e insinuações que algumas das pessoas que aqui vêm comentar levam a cabo sem acrescentar nada de construtivo. Veja-se este caso: " MÁRIO GUIMARÃES 22 JUN, 2017 LISBOA 14:21 De onde veio e qual era o seu "Curriculum" para ser nomeada para este cargo. Todos sabemos como estes Partidos nomeiam pessoas (Ex: Família César). mas como e porquê chegou aqui? Tem um ar de pindérica e não a queria nem para limpar a minha casa. Enfim a minha má impressão e factos são factos se alguém souber era importante saber.Joaquim Letria diz que foi dispensada a ajuda Galega e que por isso se devem desculpas e consequente agradecimento.Gostei dos comentários dele."
  • Tiago
    23 jun, 2017 S. Tiago 14:37
    Muito bem Sra Ministra, na tragédia até ao fim. Parece o comandante do Titanic, com a diferença que o comandante do Titanic foi com o navio ao fundo. Não me parece que isto se aplique aos comandantes de gabinete. Os comandantes de gabinete estão até ao fim porque a tragédia passa-lhes ao lado. Se eles tivessem que estar no meio dela, ai não que não se ponham a andar! Como Fernanda Almeida, eu também acho graça, mas é só para não dizer que me apetece chorar. Ainda gostava que essa comentadora explicasse a quem ele se refere ao dizer a culpa também é de quem ignorou os avisos do IPMA. Espero que ao memos essas comentadora saiba o que são os avisos do IPMA e a quem se destinam... Mas como está tudo desumanizado... já acredito em tudo.
  • Fernanda Almeida
    23 jun, 2017 Amadora 10:15
    Acho Graça agora a ministra tinha que se dimitir para que, Sao loucos.. Para isso tinha que o governo cair. Ninguem tem culpa Da natureza tenha virado do avesso. Mas a gnr induzio em erro conductores para a morte. O sr comandante e que se tem de explicar. E quem nao ligou aos avisos do instituto do mar e atmosfera
  • André Couto
    23 jun, 2017 Leiria 09:18
    Sendo assim, pegue nos seus homens e demita-se com eles, já que são todos incompetentes!!!
  • Mário Ribeiro
    22 jun, 2017 Paço de Arcos 19:39
    Boa tarde Sra Ministra. Venho por este meio dizer~lhe que louvo a sua decisão, a fuga é obra de irresponsáveis. Sra Ministra não sou simpatizante do partido que governa, embora tenha admiração p´lo Sr. 1º Ministro, não a conheço pessoalmente nem a conhecia políticamente antes de compor o actual governo, apenas lhe quero deixar esta estrofe de uma canção do Paulo de Carvalho em termos de mensagem aos seus detractores. -GOSTAVA DE OS VER AQUI (como quem diz no seu lugar. Erros todos cometemos, assumi-los só os responsaveis. Bem haja Sra Ministra.
  • rosinda
    22 jun, 2017 palmela 18:57
    Nao te demitas nao"as pessoas ate estao a achar tudo normal! A culpa foi das vitimas ,os jornalistas que vao ate pedrogao so enpatam ! Acho que se portugal virar uma ditadura as pessoas ate aceitam!
  • Filipa Faria
    22 jun, 2017 Torre da Marinha 18:56
    Seria útil avaliar o que se passa a nível local e nacional também em outras áreas em que os riscos se encontram subvalorizados. Os meios humanos e técnicos em vários setores da administração pública não se encontram distribuídos de acordo com as reais necessidades e muitas desgraças são por vezes evitadas à custa de sacrificios pessoais que nem sequer são reconhecidos pelos quadros de direção superior. É triste ter de acontecer uma catástrofe para despertar a atenção para estas questões.... mas mais vale tarde do que nunca... Se todos os Ministros procedessem a um inquérito para determinar quais as tarefas subjacentes a cada competência que está adstrita a cada organismo da sua tutela e verificassem os meios disponíveis e os utilizados, com grande certeza iriam ficar surpreendidos com os gastos de meios e tempo em questões muito pouco prioritárias, não sendo por outro lado feitos os controlos, a atuação e a prevenção necessários em questões de grande importância.... A falta de organização e eficiência de serviços, o querer fazer muito e mostrar resultados sem uma estrutura de suporte adequada leva à queda de qualquer organização. Parece-me que está na altura de pensar, questionar, averiguar e solucionar porque para tudo à solução, menos para a morte.
  • Alvaro Dias
    22 jun, 2017 S. C. Dão 17:30
    Falar e escrever no computador é muito fácil, Pergunto, qual a culpa que a Srª Ministra (MAI) tem? É pelo facto de estar a ocupar um cargo por coincidência! toda essa orgânica e logística já vem de vários governos e pelo menos ela foi para o local e como disse e muito bem " Um Comandante não abandona os seus homens", neste caso foi uma comandante, que deu o exemplo a poutros que comandam Proteção civil e outros cargos. Já repararam que quando eles falam na TV, é só a mostrar a farda toda limpinha, (è do trabalho) com a sua boina ao lado e são os maiores, onde andam durante o resto do ano? Quem conhece o terreno e apaga os fogos, são os que estão nos gabinetes na cidade, ou são os residentes e bombeiros locais? Qual é a experiência desses senhores(tachos) ? Já agora falando na Desproteção Civil, os governantes também são culpados, porquê? Analisem bem se as caras dos Srs. Comandantes actuais são as mesmas dos outros anos, cada governo encaixa lá os seus e a experiência é ZERO. Com tudo isto, os culpados vão ser os pobres agentes da GNR e Proteção Civil, que estavam no local meio desorganizados, por os seus comandos estarem nos gabinetes no ar condicionado e não tomarem medidas preventivas e de segurança. (Acabem com esses tachos) comandante tem de conhecer as áreas e estar no terreno, quanto mais recebem menos fazem, ponham lá homens com, H-Grande.
  • Mário Guimarães
    22 jun, 2017 Lisboa 14:21
    De onde veio e qual era o seu "Curriculum" para ser nomeada para este cargo. Todos sabemos como estes Partidos nomeiam pessoas (Ex: Família César). mas como e porquê chegou aqui? Tem um ar de pindérica e não a queria nem para limpar a minha casa. Enfim a minha má impressão e factos são factos se alguém souber era importante saber.Joaquim Letria diz que foi dispensada a ajuda Galega e que por isso se devem desculpas e consequente agradecimento.Gostei dos comentários dele.
  • Toninho Marreco
    22 jun, 2017 Ponte do Lima 14:01
    CALMA . MUITA CALMA .Estou a fazer um rigoroso inquérito a tudo o que se passou e OPORTUNAMENTE vou divulgar o resultado .Por isso é favor manter a serenidade e aguardar .

Destaques V+