Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cibersegurança confirma que russos atacaram 21 estados norte-americanos

21 jun, 2017 - 21:25

A informação foi avançada por responsável do departamento de segurança interna.

A+ / A-

Piratas informáticos russos “atacaram” 21 estados norte-americanos nas eleições presidenciais de 2016.

A informação foi avançada ao Congresso por Jeanette Manfra, do departamento de segurança interna para a cibersegurança.

Segundo a mesma fonte, Moscovo atacou 21 estados e conseguiu entrar em alguns, apesar de reforçar que não há provas de que os votos tenham sido manipulados.

Questionada sobre o porquê de o Presidente Obama não ter avisado o público deste ataque, Jeanette Manfra respondeu que havia “preocupação” com o facto de “não ser percebido que a Administração não estava a tomar partidos”.

Já Jeh Johnson, que liderou o departamento de Segurança Interna na Administração Obama, reforçou que os serviços secretos concluíram que o Kremlin orquestrou uma mega operação para influenciar as eleições, que incluiu ataque informático e propaganda online para desacreditar Hillary Clinton, a candidata presidencial dos Democratas, e ajudar Trump a ganhar o acto eleitoral de Novembro.

Johnson, que também falou perante a comissão de serviços secretos do Congresso, considera que não foi dada a devida importância a esta questão porque o país andava “entretido” com o caso da cassete de 2005 em que Trump era acusado de ter atacado sexualmente uma mulher.

A alegada intromissão russa nas eleições presidenciais norte-americanas tem sido um dos temas dos últimos meses.

A Rússia tem repetidamente negado qualquer interferência no acto eleitoral.

Já Trump nega que tenha havido qualquer “conluio” entre a sua campanha e a Rússia e considerou “fake news” as informações que apontam nesse sentido.

O conselheiro especial Robert Mueller, antigo director do FBI, está a liderar a investigação ao caso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Silvério rosa
    22 jun, 2017 Amadora 08:15
    ...isso prova que a internet não é uma ferramenta segura, nem para os servidores que poderíamos considerar seguros.
  • Antonio
    22 jun, 2017 Vale de Cambra 08:12
    Palhass(ç?)ada,
  • tiago
    22 jun, 2017 faro 03:52
    Já cheira mal.
  • Zezao
    22 jun, 2017 Olhao 02:59
    Vocês na Renascença não são Católicos pois não ?! Se alguém cometer um assassinato e se descobrir que alguém filmou os Srs. Jornalistas também vão só atacar quem filmou ?! Tenham vergonha, é pena que em Portugal a maior parte da população ainda não aprendeu que para ter notícias verdadeiras há que ouvir fontes dos dois lados, foi o que muitos americanos fizeram antes de votar, muitos nem votaram, incluindo bastantes democratas. E é tambem pena a Sra. Clinton ter recusado entregar o servidor para a investigação. As fontes são muitas, por exemplo:https://www.youtube.com/watch?v=IFs9IIdaC8w Cuidado, não vejam o video, senão podem ser apelidados de conservadores, essa gente racista culpada de todos os males existentes á face da terra. Zezao
  • Nuno
    22 jun, 2017 Porto 02:15
    FAKE

Destaques V+