Tempo
|
A+ / A-

Reportagem

​Incêndios. Há voluntários a chegar em grupos para ajudar, mas isso é bom?

21 jun, 2017 - 21:15 • João Carlos Malta (texto) Joana Bourgard (fotografia)

A tragédia dos fogos está a criar uma onda de solidariedade no país. Há muitos a chegar às zonas mais afectadas pelas chamas. E muitos ainda estão para vir. Querem ajudar em tudo o que possam. Mas, nas forças da Protecção Civil, há quem defenda que muitos atrapalham mais do que ajudam.

A+ / A-

Falta pouco para o meio-dia, quando Pedro, Ana, Soraia e Ângela estacionam o carro no centro de Vila Facaia, uma das freguesias mais afectadas pelos fogos em Pedrógão Grande. Não se conheciam todos. O Facebook criou uma intimidade apressada por uma causa comum: ajudar as vítimas dos incêndios que reduziram a cinzas uma parte significativa da zona Centro. Depois de verem tantas mortes na televisão, quiseram vir ajudar os vivos.

Têm entre 25 e 35 anos e são todos da zona da Grande Lisboa. Ele é engenheiro de multimédia, e entre elas há uma administrativa, uma técnica de serviço social com um curso de socorrismo e uma desempregada. Não sabem o que vão fazer, mas isso também não interessa. Estão ali para o que for necessário.

A primeira constatação, que trazem do caminho feito de automóvel, é que "aqui é tudo mais real". "Mais chocante". Esta jornada começou na tarde anterior. Uma mensagem na rede social, uma resposta, uma cadeia de vontades e siga a fazer as malas. Na de José parece vir de tudo um pouco para atacar a vida no campo. Um camuflado, um lenço ao pescoço, uma rede para cabelo, um monóculo e óculos de visão nocturna.

Vai ficar até ser preciso, avisa. Os patrões da empresa em que trabalha deram-lhe os dias que forem necessários para dar apoio às vítimas, sem qualquer penalização. As outras três companheiras de viagem vão ficar até sexta-feira. Pouco depois, avançam para a sede da Junta de Freguesia de Vila Facaia, onde já outros foram bater à porta para oferecer as duas mãos e tudo o que for necessário. Esta quarta-feira foram cerca de 30. Só de manhã.

Eles avisam que mais gente vai fazer o mesmo caminho. Na internet a solidariedade está efervescente. "Vão chegar mais grupos no fim-de-semana".

O presidente da junta, José Henriques, agradece, fica sensibilizado com a chegada de tantos jovens e diz que eles estão neste momento a ajudar na entrega de alimentos. "São todos bem-vindos", resume.

Mas no terreno as entidades que têm a missão de apoiar as populações não têm bem a mesma opinião. Ninguém o revela para já em "on", mas muitos definem esta chegada massiva de voluntários como um problema.

"Muitas vezes, atrapalham mais do que ajudam", diz um dos operacionais. "Há muito trabalho para fazer, mas o maior problema que enfrentamos em algumas situações é a chegada de pessoas. Muitas não têm competências para fazer o que é preciso e acabam por nos consumir muito tempo em triagens e indicações", reitera.

Todos valorizam o chamamento que estas pessoas sentem e a vontade de se solidarizarem, mas a verdade é que, não raramente, identificam aquilo que definem de "turismo de catástrofe".

É um fenómeno que muitas vezes está associado a estas situações, a de pessoas que se fazem passar por médicos ou enfermeiros, mas que na realidade apenas querem estar perto das zonas de tragédia. Fazer parte.

Na Protecção Civil valoriza-se a vontade das pessoas, mas um operacional com muitos anos no terreno diz que estas devem-se encaminhar para os serviços camarários das autarquias da região para que possam desempenhar tarefas. "Para se ser voluntário é preciso ter um seguro que proteja uma pessoa no caso de haver um acidente. Porque estas são zonas perigosas. E a maior parte não sabe disso", defende.

"E são também estas instituições locais que mais conhecem o terreno e podem mobilizar no sentido certo as competências dessas pessoas", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim barbosa
    21 out, 2017 Vivo no luxemburgo 21:03
    Sou joaquim vivo no luxemburgo tenho 55 anos a minha profissao electrecista sou pencionado gostaria de ajudar se precisarem de mim estou despinivel obrigada e desejo muita força e coragem
  • Pedro
    24 jun, 2017 José 18:27
    SÃOTINHO sou uma das pessoas que vês ai e que estás a falar que fomos lá para roubar como indicas.......podias identificar-te???? Ou essa "falatura" não te o permite? Em relação à corda tivemos de levar alguma para prender algumas coisas de facto.....
  • pois é oh santinho!
    22 jun, 2017 do r-q-t-parta 15:55
    Oh Sãotinho não sei se este voluntariado tem boa ou má intenção. Eu sou contra o voluntariado de muitas coisas, há muita gente que ganha para fazer o serviço do voluntariado, estes que trabalhem ou então que deem trabalho a quem não tem, caso esteja a faltar, portanto se não foi pedido voluntariado também acho que não se deviam oferecer. Eu se fosse voluntariado e se tivesse lido o teu comentário, de um momento para o outro mudava logo a minha boa vontade. Sinceramente! Como é que se pode viver neste mundo com tanta má fé? Se as pessoas não se interessam é porque não se interessam, se as pessoas se interessam é porque se querem aproveitar. Mas isto é próprio muitas vezes do tuga idiota. Quem sabe alguma vez precises de alguma ajuda e alguém em vez de te ajudar te faz um bom manguito! Eu dizia-te logo, não faço de voluntariado a gente idiota e burra! Paga a alguém para te vir ajudar. E esta hein!
  • sãotinho
    22 jun, 2017 mogofores 08:25
    Estas voluntárias devem ser descendentes daquela velhada do tempo em que eu fui para a guerra, que nos iam dar rolos de cigarros kentuk ( bom, nesse tempo eu até fumava palha de milho se a tivesse) e os famosos aerogramas. Tinham que dar nas vistas de qualquer maneira, já não chegava o pivete do mijo .Estas sendo descendentes, já têm a manha toda nos ossos: ou vão há procura de tachinos, ou vão sacar valores que os desgraçados por lá tenham. Esta malta não vai para o mato sem corda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Destaques V+