Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Um congresso para debater as várias leituras de Fátima

21 jun, 2017 - 09:16 • Paula Costa Dias

"A leitura teológica é essencial, mas há outras leituras que são também muito relevantes”, diz o teólogo Pedro Valinho.

A+ / A-

Mais de meio milhar de académicos e estudiosos ligados às ciências humanas e sociais estão, a partir desta terça-feira, reunidos em Fátima, no Congresso Internacional do Centenário das aparições.

Com o tema “Pensar Fátima”, o congresso culmina uma série de simpóios teológico-pastorais que o santuário promoveu ao longo dos anos que antecederam 2017 e visa apresentar outras leituras sobre Fátima, que não a teológica.

Segundo o teólogo Pedro Valinho, da organização, “a leitura teológica é essencial, mas há outras leituras que são também muito relevantes”.

Essas leituras “têm lugar em Fátima e podem ajudar a compreender, por um lado, o quão Fátima é já um lugar de estudo para se compreender a Igreja em Portugal, e para se compreender, até, o nosso modo de ser”. Por outro lado, salienta Pedro Valinho, “Fátima tem procurado estimular isto” e é importante que “as diferentes ciências se congreguem e procurem, a partir de Fátima, oferecer algo de novo.”

Marco Daniel Duarte, Graças Poças Santos, Franco Manzi, António Matos Ferreira e D. Gianfranco Ravasi serão alguns dos conferencistas, que abordarão temas como “O lugar de Fátima na reconfiguração do religioso”, “Fátima como promessa” e “Hermenêutica dos três videntes.”

Além de conferências plenárias e temáticas e comunicações autopropostas por investigadores, haverá um concerto, na noite de sexta-feira, na Basílica Nossa Senhora do Rosário.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+