Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedrógão Grande. Jornal espanhol diz que “gestão desastrosa pode pôr fim a carreira política de Costa”

21 jun, 2017 - 08:30

“El Mundo” resume o que classifica de “caos” em “64 mortos, um avião fantasma e 27 aldeias evacuadas”.

A+ / A-

Veja também:


Num artigo publicado esta quarta-feira, o jornal espanhol “El Mundo” fala em “evidente falta de coordenação entre as autoridades” portuguesas no combate ao incêndio de Pedrógão Grande e considera que a “gestão desastrosa da tragédia pode pôr fim à carreira política de António Costa”.

O diário refere que Portugal reagiu ao incêndio “com optimismo”, mas que tudo acabou “no mais absoluto caos”.

“A evidente falta de coordenação entre as autoridades, tanto ao nível do combate às chamas como da comunicação com os meios, provocou uma chuva de críticas à gestão do desastre por parte do Governo do primeiro-ministro António Costa e, em particular, da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa”, lê-se.

Para ilustrar a descoordenação, o jornal descreve o que se passou na terça-feira, dia que começou com a previsão da Protecção Civil de ter o fogo controlado nos distritos de Leiria, Coimbra e Castelo Branco em 24 horas e que terminou com a evacuação dos municípios de Góis e Lousã e uma “confusão gerada por uma falsa notícia sobre o desaparecimento de um avião de combate a incêndios”.

O “El Mundo” diz que o vice-presidente da Câmara de Góis reconheceu “que a confusão gerada nos últimos dias criou desconfiança entre muitos residentes mais idosos, que resistiram a sair das suas casas”.

O diário faz ainda referência ao incidente com a coluna de 60 bombeiros galega que foi vetada à entrada do país.

“Inexplicavelmente, apesar de o incêndio se alastrar e os bombeiros lusos reconhecerem que as condições no terreno os ultrapassava, a ministra Urbano de Sousa vetava a entrada de uma coluna de 60 bombeiros galegos no território português. A ministra confirmou que tinha recusado a ajuda, garantindo que ‘já havia excesso de voluntarismo’ no terreno”, escreve o jornal.

O dia acabou com a confusão criada com o anúncio da queda de um avião Canadair, inicialmente confirmado pelas autoridades lusas, mas cuja nacionalidade o Ministério da Administração Interna recusava avançar.

A surpresa absoluta, diz o “El Mundo”, foi, quase duas horas depois, as autoridades virem desmentir a queda do avião.

O fogo que começou em Pedrógão Grande está hoje no quinto dia. As últimas informações indicam que não há propriamente frentes de incêndio, mas alguns focos de reacendimento a que os bombeiros estão atentos.

Pelo menos duas aldeias foram evacuadas no concelho de Góis durante a madrugada, por precaução, e mais de mil operacionais continuam no terreno. Foram também accionados 13 meios aéreos.

Este incêndio provocou a morte a 64 pessoas e ferimentos em mais de 150, sete das quais se encontram em estado grave. Uma delas é uma criança.

“El Mundo” pinta um país incapaz

Esta não é a primeira vez que o jornal critica a reacção das autoridades portuguesas ao incêndio de Pedrógão Grande. Na segunda-feira, um editorial falava em “inoperância” e “alarmante falta de recursos” para concluir que “este terrível episódio mostra que Portugal não está preparado para fazer frente ao fogo”.

No mesmo dia, um artigo assinado por Sebastião Pereira questionava “Porque arde Portugal a cada Verão” e citava um estudo da Universidade de Vila Real para dizer que, entre os anos 2000 e 2013, “mais de metade dos fogos registados no Sul da Europa tiveram lugar em Portugal”.

Quanto a conclusões, Sebastião Pereira lembra que a Revolução de 25 de Abril de 1974 levou à privatização de muitos parques nacionais e que muitos foram cobertos de eucaliptos.

É ainda destacado que a maioria dos incêndios deflagra em aldeias abandonadas.

O mesmo jornalista assina um artigo publicado esta quarta-feira de madrugada com o título “Tragédias inconcebíveis, resgates milagrosos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Armindo Pinheiro
    21 jun, 2020 Toronto 20:57
    MR Costa que espera para subornar a mídia espanhola Mais 15 milhões ( FRANCAMENTE )
  • Melissa
    29 jun, 2017 Cascais 21:04
    Bem feita! Falaram mal de nós e nos dias seguintes tiveram um incêndio muito maior, onde não havia eucaliptos, até é uma reserva natural decretada pela UNESCO. A sorte deles é que tinham o mar por perto para fugir para lá.
  • rosinda
    25 jun, 2017 palmela 14:13
    enquanto tiver o apoio de costa nao se demite! a ministra da administraçao interna todos os dias inventa uma desculpa para nao deixar o cargo!
  • Miguel Francisco
    24 jun, 2017 Fatima 13:02
    Vamos meter os nossos submarinos ao serviço do combate ás chamas!
  • la palisse
    23 jun, 2017 lx 23:52
    Ao Paulo Silva....a diferença entre os bombeiros portugueses e os outros não se limita só as tecnicas mas tambem aos equipamentos. Os nossos governos não investem na segurança a qualquer nivel, na formação Os nossos governantes a unica coisa que conseguem nas legislaturas é roubar...roubar o erário publico. Não valorizam as pessoas que exercem profissões de risco, só valorizam os caciquistas corruptos, a escumalha que os acompanha nas artes da vigarice. mas no dia do voto lá vão todos votar na vergonha nacional.
  • antonio
    23 jun, 2017 Lisboa 13:53
    Foram todos a correr vestir a casaca... miseráveis!
  • gasolinas
    23 jun, 2017 seia 10:56
    quem tem medo da regionalização? só esta poderá á imagem dos nossos hermanos trazer mais gente ao nosso interior, maior investimento nos diversos sectores da sociedade, alterar os modelos de vida de cada um, fazer uma gestão da floresta com rigor. nos moldes actuais como será possivel limpar matos e florestas se á aldeias com 4 ou 5 habitantes e já bastante envelhecidos? fica a pergunta e avancemos com a regionalização rapidamente porque ontem já era tarde.
  • Paulo Silva
    23 jun, 2017 leça do balio 09:20
    Quero expressar aqui a minha admiração pela forma com que os bombeiros espanhóis fazem o combate ao fogo com contra/fogo!!! A nossa protecção civil tem muito que aprender...nem com tantos tenentes coronéis e coronéis conseguem ter estratégias capazes de combate!!!!
  • Carlos
    23 jun, 2017 Porto 02:43
    Os espanhóis que se metam na sua vida... António Costa e o seu governo, está a fazer um bom trabalho. Neste caso em particular tem que se fazer uma gestão da floresta, a sério e não andarem a brincar.
  • Bela
    23 jun, 2017 Coimbra 00:02
    O que o Jornal espanhol diz não é nada de estranhar. Desde sempre ouvi dizer que Júlio César dizia que: «Há, na parte mais ocidental da Ibéria, um povo muito estranho: não se governa nem se deixa governar!». Embora a frase seja atribuída a tal imperador, terá sido um governador romano que andou por cá que fez tal referencia numa carta enviada para Roma. Está nos nossos genes, os nossos 'chefes' , não sabem governar, mas também não admitem sugestões de quem entende dos assuntos.

Destaques V+