Tempo
|
A+ / A-

Líder muçulmano foi o herói do atropelamento em Londres

19 jun, 2017 - 11:06

Autoridades estão a tratar o caso como um incidente terrorista, mas querem manter “a mente aberta”. Condutor queria “matar todos os muçulmanos”. Fez 10 feridos e um morto.

A+ / A-
Atropelamento faz um morto e 10 feridos junto a mesquita de Londres
Atropelamento faz um morto e 10 feridos junto a mesquita de Londres

O herói do atropelamento desta segunda-feira de madrugada, em Londres, é muçulmano. Mohammed Mahmoud é o líder da mesquita à porta da qual várias pessoas foram atingidas por uma carrinha branca, conduzida por um homem de 48 anos.

“Não lhe batam, não lhe toquem. Entreguem-no à polícia”, pediu o líder muçulmano enquanto as pessoas, enraivecidas, agarravam no indivíduo e este gritava: “Quero matar todos os muçulmanos”.

“Porque fizeste isto? Porquê?”, perguntavam enquanto mantinham o indivíduo colado ao chão. Entretanto, o homem pedia: “Matem-me! Matem-me!”.

Mas as pessoas corresponderam ao apelo do imã e o indivíduo foi cercado e entregue à polícia.

Numa mensagem posterior, a Scotland Yard elogiou a contenção da população e aqueles que protegeram o alegado homicida naquele difícil momento.

Esta segunda-feira de manhã, as autoridades britânicas actualizaram os números do atropelamento na zona de Finsbury Park, no Norte de Londres. Oito feridos foram levados para o hospital e dois estão em estado grave.

“Um homem foi declarado morto no local e oito pessoas encontram-se hospitalizadas. Outras duas foram tratadas no local”, afirmou Neil Saru, um dos coordenadores da unidade antiterrorismo.

“Todas as vítimas são muçulmanas”, adiantou, acrescentando que a vítima mortal ainda recebeu primeiros socorros no local, mas “infelizmente acabou por morrer”.

“Qualquer relação entre esta morte e o ataque fará parte da investigação. É demasiado cedo para dizer se existe relação”, acrescenta.

As causas do ataque ainda não são conhecidas, mas “seja qual for o motivo, temos de manter uma mente aberta”, pede Neil Saru, reafirmando que “este incidente está a ser tratado como um ataque terrorista”, que está a ser investigado pela unidade de contraterrorismo.

Não foram identificados mais suspeitos além do homem entretanto detido.

Num comunicado divulgado pouco depois, a primeira-ministra britânica descreveu o acontecimento como um "terrível incidente" e manifestou a sua solidariedade “com aqueles que ficaram feridos, com os seus entes queridos e com os serviços de emergência que se encontram no local".

O líder do principal partido da oposição, Jeremy Corbyn, também reagiu, através do Twitter, manifestando-se "totalmente chocado".

E o secretário-geral do Conselho Muçulmano Britânico (MCB, na sigla em inglês), Harun Khan, afirmou que o atropelamento foi intencional.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • bolosmelga
    19 jun, 2017 Santarém 14:18
    Porque será que se estão todos borrifando para este incidente extremista? Porque não estará a comunidade islâmica em Londres em polvorosa mais os seus amiguinhos esquerdistas? Será porque a cara-de-pau não chega a tanto?
  • João
    19 jun, 2017 Lisboa 11:40
    Quem com ferros mata com ferros morre! Deram o exemplo agora colhem os frutos!

Destaques V+