Tempo
|
A+ / A-

"É preciso envolver os proprietários nas soluções", diz especialista

19 jun, 2017 - 10:38

O director da licenciatura em Engenharia Florestal da UTAD lembra que "97% da área florestal é privada e 3% é do Estado" e defende que "a sociedade portuguesa tem de definir o que pretende da floresta e o que quer dar" em troca.

A+ / A-

O director da licenciatura em Engenharia Florestal da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Luís Lopes, diz que "é preciso envolver os proprietários nas soluções" porque Portugal é "o país do mundo com maior área privada de floresta".

"Em Portugal, 97% da área florestal é privada e 3% é do Estado", disse Luís Lopes, esta segunda-feira, em entrevista ao programa Carla Rocha - Manhã da Renascença.

"É preciso envolver os proprietários nas soluções, ligar os proprietários aos técnicos, à engenharia florestal. A maioria dos proprietários vive na cidade, não tem ligação à terra, há um abandono, um absentismo e a engenharia tem de encontrar respostas, tem de identificar os problemas e resolvê-los."

Luís Lopes não tem dúvidas de que "no plano político, estamos a criar dispositivos estatais que não respondem". "Numa primeira fase, até respondem, são musculados, mas com, os anos, os dispositivos também perdem vitalidade" e, assim, "o dispositivo montado para defender a floresta e as pessoas não está a responder".

"Políticas diferentes poderiam ter resultados diferentes", diz o especialista, lembrando que, neste campo, "não há intervenção divina, não há o mal e o bem, mas apenas boas decisões e outras que o não são".

"Estamos a verificar a existência de um padrão. Todos os anos, umas vezes de forma mais severa noutras vezes menos, há uma repetição" das ocorrências, pelo que é "evidente que "a sociedade, em geral, e o dispositivo montado para defender a floresta e as pessoas, não estão a responder".

O director da licenciatura em Engenharia Florestal da UTAD diz acreditar que Pedrógão Grande poderá ser "um ponto de viragem", porque há o risco de "se não percebemos isso, estarmos em causa, até como nação.

"Já não vamos lá com reformazinhas e ideia para polir a realidade. Com toda a humildade, digo que não vamos lá com medidas legislativas Se fosse pela qualidade das leis, punha-se em Diário da República e a República ficava livre de incdendios florestais"

Nesta entrevista, Luís Lopes faz um apelo á sociedade portuguesa, em geral: "Há que ser mais modesto e ter atitudes mais profundas. A sociedade portuguesa tem de definir o que pretende da floresta e o que quer dar, porque os políticos respondem mail aos académicos, mas até respondem à sociedade. Se a sociedade disser que não pode haver este nível de incêndios, estão, terá que dar mais."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ó otario cá da quinta
    20 jun, 2017 Lx 14:05
    Afinal analisando o seu ultimo comentario podemos concluir que você é efectivamente mais do que ignorante! E pela educação que me deram e que adquiri, parece que não o ofendi, ao contrario do que aconteceu com o seu comentario!...não digo mais!...passe bem e seja feliz, no seu quintal, é o que lhe desejo.
  • DR XICO
    19 jun, 2017 Lisboa 15:08
    Talvez vocês não saibam mas para se limpar um terreno com silvas temos de obter uma licença da DRde agricultura e ordenamento de território que está cheia de pessoas da PAN que dizem haver ninhos de pintassilgo por todo e lado a nao deixam limpar nada Já a porcaria junto às habitações e estábulos de animais é mesmo desmazelo e malandrice dos proprietários
  • otário cá da quinta
    19 jun, 2017 coimbra 15:03
    Eu não admira que seja ignorante, mas calculo que os tais 3% do ESTADO, comparado com a percentagem que cabe a cada português que tem um bocado de terra dos tais 97%, é uma grande percentagem, (97% : 10 milhões - mais ou menos ) não será ? Eu até tenho uns quintaizitos que comparados com o que o Estado tem por aí sem ser cuidado, dá umas milionésimas por cento ! SER-SE IDIOTA, é aquele CHICO ESPERTO que tem a mania que é esperto e não passa de uma GRANDE CAVALGADURA. ------------------------------------------ OBRIGADO RENASCENÇA POR ME DAR OPORTUNIDADE DE RESPONDER À SANTA SABEDORIA.
  • Ó otario cá da quinta
    19 jun, 2017 Lx 12:54
    97% da floresta é privada! Sabe o que significa 97%? Santa ignorancia!
  • otário cá da quinta
    19 jun, 2017 coimbra 12:11
    Sem fogos, não há empresas de helicópteros e aviões para apagar fogos e portanto, logo há mais desemprego e pessoas que deixam de enriquecer à custa da desgraça alheia. Sem dúvida que é preciso envolver os proprietários , mas eu pergunto : DO QUE ARDEU, POR ACASO NÃO ARDEU NADA QUE PERTEÇA AO ESTADO ? por acaso alguém conhece propriedade do Estado que seja limpa ?. EU NÃO. Por acaso estas CABEÇAS SÁBIAS, que aparecem a dar as suas SÁBIAS OPINIÕES ( !!!!!), entendem que na verdade são os pequenos proprietários os culpados destas calamidades, só porque as pequenas propriedades não lhes dão rendimento para as manterem limpas e muitos até ficavam felizes se o Estado lhes pagasse a propriedade, mas com honestidade e ficasse com elas, pois assim até se viam livres de impostos. Mas não. Estas CABEÇAS MUITO SABIDAS, o que querem é caçar tudo ao ZÉ e entregar gratuitamente às QUADRILHAS DO COSTUME os bens alheios. Estou em fim de vida e jamais imaginei vir a conhecer tanto LADRÂO, VIGARISTA, MENTIROSOS , animais sem caracter, que até se aproveitam destas desgraças para campanhas politicas . SÃO SEMPRE OS MESMOS HÁ PELO MENOS QUARENTA ANOS, OU JÁ OS SEUS DESCENDENTES. Os vigaristas passam de geração em geração.
  • Pois é!
    19 jun, 2017 Lis 11:59
    Mas para isso acontecer era necessario uma verdadeira revolução de mentalidades a que os proprietarios não aceitam! Talvez se lhes fossem atribuidas as responsabilidades sem quaisquer hipocrisias e começassem a ser penalizados, eventualmente criminalmente, pelas desgraças que ocorrem as coisas mudassem! Quem está comodo não altera as suas responsabilidades e quando são afectados arranjam explicações que vão sempre parar ás responsabilidades dos politicos! Mas se houver algum politico que os obrigue a fazer o que deviam, aqui del rei que estão a querer tirar-lhes as terras! É uma "pescadinha de rabo na boca"!...e a hipocrisia impera!

Destaques V+