Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedrógão Grande

Cáritas recebe hoje para entregar amanhã. Pode doar roupa, cobertores e atoalhados

19 jun, 2017 - 08:35

É a ajuda de primeira necessidade às vítimas do incêndio que lavra em três distritos do centro do país. “A parte mais complexa vem depois”, diz presidente da Cáritas Portuguesa.

A+ / A-
Eugénio da Fonseca entrevista na Manhã da Renascença, incêndio de Pedrógão Grande (19/06/2017)

Em directo: Toda a informação sobre Pedrógão Grande e outros incêndios


Roupas, de adulto e criança, cobertores de verão e atoalhados são alguns dos contributos que a Cáritas está a receber esta segunda-feira para poder entregar aos desalojados e vítima do incêndio de Pedrógão Grande.

“Podem entregar durante o dia de hoje, para que amanhã possamos entregar. Porque isto é uma campanha de emergência, não podemos andar toda a semana a entregar roupa, tem de ser levada de uma só vez”, afirma Eugénio da Fonseca na Renascença.

O presidente da Cáritas Portuguesa pede ainda que a roupa doada esteja já “em condições de ser utilizada, porque não temos tempo para fazer triagem”.

As roupas e atoalhados podem ser entregues em qualquer cáritas diocesana.

A instituição já recebeu alguns artigos, que irá distribuir sobretudo às “pessoas que estão a habitar nos espaços mais amplos, como gimnodesportivos”.

Em termos monetários, a Cáritas Portuguesa já disponibilizou mais de 300 mil euros para a ajuda de primeira necessidade.

“O Governo, os bombeiros que estão no terreno, as câmaras municipais, as instituições que estão a acolher sabem que, no que for essencial para as pessoas – estamos a falar do que é a subsistência, os cuidados de saúde, os cuidados de conforto – avançaremos já com esse dinheiro”, indica Eugénio da Fonseca.

O presidente da Cáritas ressalva que o Governo tem linhas de financiamento que devem ser aproveitadas e “isso está perfeitamente combinado”; o Estado deve avançar com o que for da sua responsabilidade.

Da parte da sociedade civil, foram abertas várias contas de solidariedade, incluindo da parte da Cáritas (IBAN: PT50 0035 0001 00200000 730 54), para a fase seguinte que, segundo o presidente da instituição, é “a mais complexa”.

“Vai ser preciso reconstruir casas, as fábricas que foram destruídas”, entre outras estruturas.

Do lado da Igreja, “as dioceses estão a disponibilizar-se para, no próximo domingo – sei de senhores bispos que já deram indicações para tal – os ofertórios das missas fossem para esta causa”, avança.

O presidente da Cáritas diz ainda que, ainda esta segunda-feira, deverá ser divulgada a referência multibanco para quem prefira contribuir dessa maneira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vânia maia
    10 mai, 2018 Beato 12:36
    Tanho muita ropa de homen quase nova para doar
  • Ana Cristina Moreira
    21 jun, 2017 Castelo de Paiva 12:44
    Eu gostaria de enviar algumas roupas para as vitimas do incêndio em Pedrógão Grande, mas não sei como poderei envia-las uma vez que moro muito longe. Tenho muita roupa de criança mas também tenho alguma de adulto. Se ainda estiverem a aceitar, por favor digam-me como poderei enviar as roupas.
  • Maria Hernâni Faínha
    21 jun, 2017 Moscavide 12:10
    Li acima que o problema estava na distribuição das roupas, eu penso que é muito fácil desde que ao coloquei as roupas a monte em que cada um puxa por uma ponta e fica tudo baralhado. Eu tenho duas embalagens de roupa para entregar, tenho pena de não o poder fazer no local, precisamente porque sei que alguns levam uma peço 38 quando vestem o 44 e assim sucessivamente. Basta por vezes um pouco de alma e de bom senso para se entregar uma ou duas peças por pessoa e adequada à mesma, o tempo é quase o igual ,,é apenas coordenação, e disciplina.. Por já ter ligado para os vossos serviços e ser informada que o número de telefone , já não existe , optei por ir hoje entregar a uma recolha feita na estação de Sete Rios. Da minha parte, toda a roupa, apesar de ser usada , está totalmente pronta a ser usada, vai dobrada, engomada, porque foi tiradas dos meus armários , apesar de algumas peças já não me servirem continuam , dobradas e prontas a vestir, Salvo algumas roupas de bebé , que envio , mas que estavam guardadas , porque foram de meus filhos e passaram a alguns netos. é mesmo do meu Baú de recordações . É o que tenho !!!

Destaques V+