Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mali. Ataque contra resort faz pelo menos dois mortos

18 jun, 2017 - 21:35

Trinta e dois hóspedes foram resgatados pelas forças de segurança.

A+ / A-

Pelo menos duas pessoas morreram num ataque jihadista contra um resort turístico nos arredores de Bamaco, a capital do Mali.

Uma das vítimas tem dupla nacionalidade franco-gabonesa e a outra ainda não foi identificada, segundo um porta-voz do Ministério da Segurança.

Trinta e dois hóspedes do resort frequentado por turistas ocidentais foram resgatados pelas forças de segurança.

“Foi um ataque jihadista” contra a estância Le Campement Kangaba, a Leste da capital do Mali, segundo o Ministério da Segurança do Mali.

Segundo fontes policiais, as vítimas seriam soldados da Missão das Nações Unidas no Mali (MINUSMA), que estavam de folga, um complexo de lazer muito popular de cerca de 10 hectares.

Várias fontes disseram a agências internacionais que, além de forças especiais malianas, estavam no local militares da operação francesa Barkhane e da ONU.

Os atacantes gritaram "Allahu akbar (Deus é grande)", testemunharam várias das pessoas socorridas.

O último ataque terrorista visando ocidentais na capital do Mali remonta a Março de 2016, contra o hotel Nord-Sud de Bamako, onde estavam instalados os militares instrutores da missão da União Europeia. Um atacante foi morto.

A 20 de Novembro de 2015, um atentado contra o hotel Radisson Blu causou 20 mortos, além dos dois atacantes, tendo sido reivindicado pela Al-Qaida do Magrebe Islâmico, em conjunto com o grupo Al-Mourabitoune, do argelino Mokhtar Belmonkhtar.

O estado de emergência tem estado em vigor no Mali quase sem interrupção desde então.

[notícia actualizada às 23h47]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+