Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Temperaturas elevadas colocam quatro distritos sob aviso vermelho até à noite

18 jun, 2017 - 09:25

Risco derivados do tempo muito quente continuam durante este domingo. Fim-de-semana tem sido de tragédia em relação a incêndios.

A+ / A-

Em directo: Toda a informação sobre Pedrógão Grande e outros incêndios


Lisboa, Santarém, Setúbal e Bragança estão sob aviso vermelho até às 21h00 deste domingo, uma situação de “risco extremo” para estes distritos, devido à previsão de tempo quente, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O resto do país está sob aviso laranja, excepto o distrito de Faro, onde o risco é ligeiramente menor.

O aviso vermelho indica uma situação meteorológica de “risco extremo”, enquanto o aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, aponta para um risco “moderado a elevado”, devido à persistência de valores altos da temperatura máxima.

O IPMA prevê para este domingo a continuação de tempo quente com céu geralmente pouco nublado e temperaturas mínimas superiores 20 graus Celsius.

Durante a tarde, haverá um aumento temporário de nebulosidade, em especial nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

O vento será em geral fraco, soprando temporariamente moderado nas terras altas do Norte e Centro e no Algarve, sendo esperada uma pequena subida de temperatura no litoral das regiões Norte e Centro.

Na grande Lisboa e no grande Porto, o tempo continuará quente, com subida de temperatura, céu pouco nublado e vento fraco.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 26 e 39 graus celsius, no Porto entre 16 e 32, em Vila Real entre 21 e 37, em Viseu entre 21 e 38, em Bragança entre 20 e 38, na Guarda entre 22 e 35, em Castelo Branco entre 24 e 41, em Coimbra entre 22 e 40, em Santarém entre 22 e 42, em Portalegre entre 26 e 39, em Évora entre 22 e 42, em Beja entre 23 e 42, em Faro entre 22 e 34 e em Setúbal entre 20 e 33.

Este tem sido um fim-de-semana trágico ao nível de incêndios, com vários focos por todo o país e um fogo de largas dimensões em Pedrógão Grande que desde o início da tarde de sábado já fez 43 mortos e mais de 50 feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+